O Algoritmo da Epilepsia | MARIONET

A Joana adora séries. Enquanto assistia, no sofá, à série favorita do seu namorado, viveu a sua primeira crise epiléptica. Muita coisa mudou a partir desse momento. No trabalho, no modo como se vê a si mesma, na relação com o namorado. Jorge é o namorado da Joana. A coincidência na letra inicial do nome dos dois parece ter sido apenas isso, uma coincidência. Já o nome da médica que acompanha a Joana não é coincidência, é diferente, começa por M. A partir de testemunhos reais, imaginámos esta história, com pessoas que têm, tratam e investigam a epilepsia.

Em “O Algoritmo da Epilepsia” as coincidências existem. Existem, sobretudo, probabilidades. Para que algo realmente aconteça, é condição suficiente a sua probabilidade ser maior que zero – ter epilepsia, ganhar o Euromilhões, ou terminar uma relação. A realidade é a concretização, ou não, dessas probabilidades.

O desafio do Jorge, informático, é tentar agarrar o funcionamento do cérebro da Joana num algoritmo, para tentar prever o momento das suas crises. Mas o cérebro humano tem 86 mil milhões de neurónios, permanentemente a fazer e desfazer ligações. Do mesmo modo que não é fácil prever com precisão uma crise, também não é fácil controlar para que direção nos move o coração que temos na cabeça.

O Algoritmo da Epilepsia (foto © Tiago Cerveira)

TEATRO | ESTREIA
O Algoritmo da Epilepsia
MARIONET