“Nome: Bonita” e “Espécies Lázaro” de Vanesa Sotelo (ES) | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Vanesa Sotelo (foto © Nando Iglesias)

Vanesa Sotelo, dramaturga galega, partilha dois textos seus “Nome: Bonita” e “Espécies Lázaro”, incluídos na rubrica Dramaturgos ao Poder do Clube de Leitura Teatral.

Nome: Bonita
Alma é uma botânica que viaja ao nordeste do Brasil para realizar uma investigação sobre uma estranha espécie vegetal. Desapegada da sua terra e da sua família, o encontro com Alba – uma atriz obcecada pela figura da cangaceira Maria Bonita e neta de uma portuguesa e exilada galega – leva-a a indagar sobre as suas próprias raízes. Qual é o verdadeiro nome da sua avó, a quem toda a gente chamava Bonita? Qual é a história da mulher a quem lhe cortaram a língua e cujo verdadeiro nome nunca chegou a pronunciar? Num contexto em que o tempo está fora do tempo e a memória parece ameaçada, a obra é um olhar sobre o século XX e os seus silêncios através da história de três gerações de mulheres.

Espécies Lázaro
As especialistas a bordo do navio oceanográfico Isabel Barreto desenvolvem um projeto de catalogação do fundo marinho do banco da Galiza. Depois de várias semanas de convivência e uma doença inesperada, a tripulação começa a mostrar os seus preconceitos, as suas diferenças, num quadro de humores instáveis devido ao fenómeno de ‘anteparite’, uma síndrome que experimentam as pessoas confinadas no mesmo lugar durante muito tempo. Em paralelo, em janeiro de 1596, o galego Sao Jerónimo dirige-se rumo a Manila depois da sua expedição fracassada às Ilhas Salomão, descobertas por Álvaro Mendaña em 1567. Com a morte do próprio Mendaña durante a travessia, a sua viúva, Isabel Barreto – a primeira almirante na história da navegação – capitaneia uma tripulação reduzida, sem mantimentos e sem água.

TEATRO | LEITURA
“Nome: Bonita” e “Espécies Lázaro”
dir. Vanessa Sotelo
Clube de Leitura Teatral
12 de Outubro de 2021
terça-feira, 18h30

90 min > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite


informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com
evento FB

Comments are closed.