NI.BUTOH | Matilde Javier Ciria

Depois dos dois ciclos com sessões semanais, o bailarino e coréografo Matilde Javier Ciria mantém a formação em Butoh no Teatro da Cerca de São Bernardo, agora num novo formato, mais concentrado, com três oficinas em três fins-de-semana.

O ciclo é composto por três oficinas com a duração de 10 horas cada uma, que terão lugar no TCSB durante os fins-de-semana de 4 e 5 de Maio, 1 e 2 de Junho e 22 e 23 de Junho de 2019, nos seguintes horários: sábados, 10h00-13h00 e 14h00-17h00; domingos, 10h00-14h00.

NI TEATRO NI DANÇA
ni. Enfrentar o conceito para descobrir o significado.
ni. Enfrentar o eu para me descobrir.
ni. Enfrentar a dualidade para aceitar a unidade.

O Butoh é uma dança da vida, da liberdade. Procura tomar consciência da vida e da beleza de cada instante. Para isto, o Butoh centra-se em tomar consciência da morte, do valor de ser um mesmo, da dignidade da morte e da vida como um paradoxo “infinito, insistente e inevitável”. Através do confronto da alma com o corpo humano, procura integrar a dualidade da existência (vida/morte, masculino/feminino, consciente/inconsciente, futuro/passado…) e encontrar uma forma de expressão única de cada ser e ao mesmo tempo comum a todos, uma verdade da alma através do corpo, que permita que a sabedoria inconsciente se manifeste através do movimento consciente.
Mediante o desafio dos nossos limites físicos, emocionais e psicológicos, poderemos entrar num espaço de vazio mental – desde aí poderemos escutar o mistério, bater à porta atrás da qual se encontram as memórias ocultas do nosso corpo e deixar que o movimento surja de outro lugar, mais profundo. A chave será a nossa sensibilidade.
Procuro a essência do movimento e da expressão. A autenticidade de cada ser na sua maneira de comunicar com o mundo e consigo mesmo. Procuro a maneira de extrapolar esta aprendizagem de forma a adequá-la à comunicação cénica, encontrar a via do artista cénico; de maneira que possamos conseguir um impacto profundo no público.

Ciclo Mitosis , Meiosis, Apoptosis
A nossa aprendizagem, como a vida, divide-se em ciclos. Ciclos que se repetem inúmeras vezes. Ciclos que nos conviam a descobrir novas maneiras de nos relacionarmos com o conhecimento e que nos oferecem novas perspectivas para enfrentar a transformação que acontece durante a nossa aprendizage.
Mitosis, Meiosis, Apoptosis são conceitos que simbolizam o ciclo da vida. Aproveitaremos a força da simbologia neón para potenciar a descoberta do corpo através da dança Butoh.

Mitosis: A duplicidade. Replicação do conhecimento sem modificação. Replicação do Eu. Mover.
Aproveitaremos este conceito para criar um espelho de nós próprios, a investigar individualmente. Trabalhamos o solo e identificamos os espaços nos quais o corpo se reconhece a si mesmo. Para assim tornar permeáveis esses espaços reconhecíveis e permitir a sua transformação.

Meiosis: A multiplicidade. A mistura da informação. O Nós. Ser movido.
O símbolo de mios leva-nos a investigar o grupo. Aproveitar o Tu e o Nós para esbater o Eu. Trabalhamos o grupo como mecanismo que nos leva a espaços afastados do conhecido. Fora da zona de conforto do Eu.

Apoptosis: o desaparecimento. Gerar espaço para o novo. O Eles. Parar.
A morte, tão temida e desconhecida. Mecanismo básico do crescimento e da evolução. Desintegramos o Eu e o Nós para deixar espaço para outra coisa, algo novo, o Eles. Abrir espaço para o desconhecido.

DANÇA | OFICINA
Ni.Butoh – Ni Teatro Ni Dança
Matilde Javier Ciria
4 e 5 de Maio de 2019
1 e 2 de Junho de 2019
22 e 23 de Junho de 2019

sábados, 10-13h00 e 14-17h00
domingos, 10-14h00
Preço: 1 oficina, 60 Euros; 3 oficinas, 150 Euros
Sala Brincante da Cena Lusófona

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.