Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura | MANUEL GUSMÃO
A Escola da Noite tem o prazer de acolher no TCSB a apresentação em Coimbra do mais recente livro do poeta e ensaísta Manuel Gusmão, “Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura”.
Trata-se de um conjunto de ensaios sobre vários autores neo-realistas – Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Mário Dionísio, Carlos de Oliveira, Manuel Tiago, Urbano Tavares Rodrigues – que propõe alguns exercícios de releitura sobre as suas obras, motivações e actualidade.
A sessão é organizada pelo Partido Comunista Português e pelas Edições “Avante!” e contará com a presença do autor. A apresentação do livro estará a cargo do professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra António Pedro Pita.
A tensão gera um entusiasmo entre aqueles que vêem na cena em que participam uma arena onde se combate pela construção de um destino livre. O entusiasmo é, além do mais, uma característica geracional que é preciso imaginar se quisermos compreender a combatividade e mesmo o ânimo guerreiro, desses jovens que formam a guarda avançada da geração neo-realista que começa por abrir o seu espaço e criar o seu lugar nas páginas de uma série de jornais e revistas, mais ou menos efémeros, O Diabo, Sol Nascente, Altitude, Pensamento, Seara Nova e Vértice, entre outros títulos. Este entusiasmo articulava, sob a sensação de perigo iminente, a paixão histórica e a urgência política.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura
de Manuel Gusmão
por António Pedro Pita, com a presença do autor
15 de Dezembro de 2018
sábado, 16h00
Bar/Livraria do TCSB > entrada livre
org. PCP / Edições “Avante!”
informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
MANUEL GUSMÃO
Nasceu em Évora, em 1945. Foi professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido parte substancial do seu trabalho académico em literatura portuguesa, literatura francesa e teoria da literatura. É ensaísta e crítico, poeta e tradutor de poesia. Venceu vários prémios, entre os quais estão o Prémio P.E.N. Clube Português de Poesia com a obra A Terceira Mão (2008) e de Ensaio, com a obra Finisterra – o Trabalho do Fim: reCitar a Origem (2009).
A sua obra poética está maioritariamente coligida nos três volumes da antologia Contra Todas as Evidências, tendo publicado, já este ano, o livro A Foz em Delta.