Mestiço Florilégio | ANTONIO NÓBREGA E ROSANE ALMEIDA

Os poetas românticos tinham o hábito de empregar as palavras Florilégio e Ramalhete com o significado de uma reunião de poemas.
O Mestiço Florilégio, de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, corresponde a uma reunião de canções, entremeios teatrais, peças coreográficas e projecções audiovisuais, criados e apresentados pela dupla de artistas ao longo dos últimos 40 anos em espectáculos como Brincante, Lunário Perpétuo, Rima, Marco do Meio-dia, Nove de Frevereiro, entre outros.
O espectáculo estreou no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, em Maio de 2022, regressando agora à sua casa-mãe com uma nova versão, “revista e aumentada”, no âmbito da Mostra Galiza 2025.

DANÇA | MÚSICA | TEATRO
Mestiço Florilégio
ANTONIO NÓBREGA e ROSANE ALMEIDA (BR)
26 de Outubro de 2025
domingo, 16h00
> M/6 > 60 min > 5 a 10€
Teatro da Cerca de São Bernardo
espectáculo no âmbito da Mostra Galiza Coimbra 2025
co-org. Cena Lusófona

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

concepção, encenação e actuação Antonio Nóbrega e Rosane Almeida textos teatrais e das canções Antonio Nóbrega, Bráulio Tavares, Rosane Almeida e Wilson Freire desenho de luz Marisa Bentivegna projecções visuais Filme Brincante (direção de Walter Carvalho), edição visual Grissel Pinguilim som Tuca Pradella comunicação Danielle Simões artes Erica de Carvalho vídeos teasers Alexandre Amêndola direcção de produção Thereza Freitas produção e administração Truléu Produções fotos Silvia Machado e Fabio Alcover

Imagem protegida pela lei 9610/98.

ANTONIO NÓBREGA
Nascido no Recife, começou a estudar violino aos oito anos.
Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espectáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, Recital para Ariano, Semba, Rima, entre outros.
Recebeu diversos prémios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo. Recebeu 2 vezes a Comenda do Mérito Cultural.
Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em 1992, fundou com Rosane Almeida – actriz, bailarina – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou a longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajectória artística. Dedica-se actualmente a escrever uma obra ensaística sobre a cultura popular brasileira.

ROSANE ALMEIDA
Rosane Almeida tem como base de formação artística a prática do teatro, das danças populares brasileiras e das artes do circo.
Entre os anos 1983 e 1990 realizou cursos na Escola Superior das Artes do Circo em Châlons-sur-Marne, na França, na Scuola e Teatro Dimitri em Verscio, Suíça, e na Escola Picadeiro, em São Paulo.
Em 1992, junto com Antonio Nóbrega, fundou o Instituto Brincante, sediado em São Paulo.
Também em parceria com Antonio Nóbrega, criou e actuou nos espetáculos Brincante, Segundas Histórias, Na Pancada do Ganzá, Madeira que Cupim Não Rói, Marco do Meio-Dia, Nove de Frevereiro, entre outros.
Em 2004, criou o espectáculo a solo A Mais Bela História de Adeodata, cujo texto foi publicado pela editora Salamandra. Em 2012, criou e dirigiu o espectáculo Amado, e, em 2019, publicou, pela editora FTD, o livro infantil Cumarim a Pimenta do Reino.

MOSTRA GALIZA COIMBRA 2025
Programação completa

Comments are closed.