Malina Andrei

Malina Andrei (foto ©Eduardo Pinto)

Nasceu em Bucareste. Estudou na Universidade Nacional de Teatro e Cinema I.L. Caragiale, especialização em coreografia.
Foi bailarina da Ópera Nacional de Bucareste e primeira bailarina e assistente de coreografia na companhia de dança contemporânea “Orion”, dirigida por Ioan Tugearu. Começou ainda na faculdade a colaboração com a encenadora Catalina Buzoianu, com quem trabalhou durante 17 anos, em mais de 20 espectáculos.
Depois de formada, em 1996, foi responsável pela coreografia e pelo movimento em mais de 170 espectáculos, quer no seu país (todos os teatros em Bucareste, todos os teatros nacionais da Roménia e na maior parte dos teatros profissionais romenos), quer no estrangeiro – França, Inglaterra, Finlândia, Hungria e Sérvia. Fundou a sua própria companhia de dança contemporânea, “Terpsichora”. É co-fundadora da associação cultural franco-romena “Mnemosyne”. Foi professora de dança contemporânea na Universidade de Artes Teatrais em Sibiu e professora visitante na Universidade Nacional de Teatro e Cinema I.L. Caragiale, em Bucareste.
Criou a coreografia para espectáculos como “Don Giovanni”, “The Troubador” e “Nijinski – the other face of the genius” (Ópera Nacional de Bucareste); e “Visotki’s Odyssey”, “The Land of the smile”, “Kiss me Kate” e “The Secret of Marco Polo” (National Operetta and Musical Theatre Ion Dacian, em Bucareste). Trabalhou na montagem de várias peças do dramaturgo Matéi Visniec em teatros da Roménia, da Inglaterra e da Sérvia.
Acredita que é pelo trabalho incessante que o/a artista alcança a melhor performance, em diálogo permanente com os/as restantes fazedores/as do espectáculo, sejam da área da criação, da interpretação ou do departamento técnico.

[CAFÉ BONHEUR — Página do espectáculo]

Comments are closed.