Luís Pedro Madeira

Luís Pedro Madeira (foto © Eduardo Pinto)

LUÍS PEDRO MADEIRA (1970), natural de Coimbra, multi-instrumentista, professor de educação musical, compositor e produtor. Compõe regularmente para cinema, teatro e dança.
Compôs as bandas sonoras originais dos filmes Respirar (Debaixo d’ Água), Esquece Tudo o Que Te Disse, Embargo, Pedro e Inês (nomeação para os prémios Sophia 2019) e da curta-metragem Deus Não Quis (Prémio de Melhor Banda Sonora no Festival de Vídeo de Ovar), de António Ferreira; do documentário Poeticamente ExaustoVerticalmente Só, de Luísa Marinho; da curta-metragem El Justiciero, de Tiago Sousa.

Em dança e teatro, foi director musical e compositor dos espectáculos de Clara Andermatt, Fica no Singelo Tempo para Criar; fez a banda sonora de Embarcação do Inferno (co-produção A Escola da Noite/Cendrev); compôs e interpretou ao vivo a música de A Pesca, de Bertolt Brecht (Cooperativa Teatral Bonifrates); compôs, produziu, gravou e misturou a música de Mar SalteadoA Noite dos Animais Inventados A Excepção e a Regra (O Teatrão); compôs e produziu a banda sonora do audiowalk Chambres, Rooms, Zimmer (Ricardo Correia); compôs e interpretou a música de Projecto 3008 (Romulus Neagu e Rafaela Santos); Histeria (José Geraldo), Paisagem em Trânsito (Circolando) e A Partir do Adolescente Míope (Companhia Paulo Ribeiro).

Compôs, orquestrou, dirigiu e interpretou a música de dois espectáculos encenados por Deolindo Pessoa (O Teatrão e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho): Peregrinações, Shakespeare no Castelo. Colaborou como músico com o grupo Encerrado para Obras.

Participa como músico, produtor e compositor na Orquestra Láudano, Belle Chase Hotel, Wray Gunn e Pensão Flor, entre muitos outros. Foi, durante 18 anos, sócio do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), onde foi músico, actor e coordenador da Tocata e Cantata. Tem, com Catarina Moura, o projecto para crianças Taleguinho, que trabalha o património tradicional em espectáculos e oficinas com música e contos tradicionais.

Comments are closed.