Lengalengas e percussão | RICARDO BRITO, RODRIGO SILVEIRA e RUTE SILVA
“Lengalendas e percussão” é uma formação centrada em ritmo e palavra. Entraremos em processos de exploração de instrumentos rítmicos não convencionais, adaptados ao universo infantil. A exploração na dimensão da palavra, é desenvolvida através de lengalendas, desconstruindo processos minimalistas de construções frásicas e poéticas.
APURINHA
MÚSICA | OFICINA
Lengalengas e percussão
RICARDO BRITO, RODRIGO SILVEIRA e RUTE SILVA
13 de Julho de 2024
Sábado, 10h30-12h30 e 14h30-17h00
> Jardim da Cerca de São Bernardo
> 6 aos 12 anos > 10€
co-produção: Associação Cultural Apura / TCSB
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
RICARDO BRITO
Músico albicastrense. Começou os seus estudos em 2014 na Associação Filarmónica Retaxense. Em 2018 concluiu o 8º grau em Percussão no Conservatório Regional de Castelo Branco. Tendo uma vasta experiência com os mais diversos projetos musicais, acaba por ser uma figura com regulares participações na cena musical. Atualmente pertence aos projetos Wakadelics, Parkinsons, Pespakova, Pussy Lickers, entre outros.
RODRIGO SILVEIRA
Músico e compositor brasileiro radicado em Portugal desde 2019. Seus projetos artísticos são ligados à cultura e expressões brasileiras, além de realizar pesquisa e trabalhos com arte-educação.
Tem aprofundado suas atividades no ensino percussivo, utilizando-o para auxiliar no desenvolvimento da fala, da motricidade fina e grossa, consciência corporal, raciocínio, disciplina, expressão dos sentimentos, criatividade e noções de ecologia.
É pós graduado em “Ensino Musical e Ensino da Arte”, “Contação de histórias e musicalização na Educação Infantil” e “Musicalização Infantil”. Tem experiência como técnico AEC durante o ano letivo 23/25 para o EB1.
PI (RUTE SILVA)
Compositora e artista plástica. Nasceu em Abrantes e desde cedo mostrou interesse pela intervenção social. Aliada à sua paixão pelo Hip Hop, apresentou-se pela primeira vez, em 2017, no concurso SlamPoetry. Realizou vários concertos em Coimbra, dos quais se destaca a sala da cidade do estudantes, “Salão Brazil”.
Em Dezembro de 2018, PI lançou o seu primeiro single “Jardim Ilógico” e no ano seguinte, fez parte do cartaz “Santos da Casa”, “Festival ao Alto” e Sofar Sounds. Atualmente, é rapper e integrante da Estação Colectivo Artístico. PI, que significa Ponto de Interrogação considera-se a pergunta, à procura da resposta. Assim como o número (?) considera-se indefinida e inacabada. Na matemática, costuma-se aproximá-lo a 3,14, no rap PI prentende aproximar-nos através do autoquestionamento. A resposta dependerá de cada um/a.