Kyoki | ELEFANTE ELEGANTE

KYOKI é um espectáculo sem palavras destinado ao público infantil e familiar que aborda os temas do esquecimento, da velhice e da solidão. KYOKI significa “demência” em japonês e refere-se a uma alteração da capacidade de recordar, pensar ou tomar decisões. É certo que costuma aparecer em pessoas de idade avançada, mas… Quem nunca se esqueceu de onde deixou a caixa dos óculos? Ou, por distracção, vestiu a camisola ao contrário?
KYOKI é um olhar cúmplice, reflexivo e sensível sobre as experiências vividas tanto pelas pessoas que necessitam de ser cuidadas como pelas próprias cuidadoras. A família, as instituições médicas e as instituições sociais estão presentes nas três personagens interpretadas pela actriz protagonista: a avó, a sua filha e a médica.
Através de uma linguagem gestual assente na manipulação de objectos e na interacção constante com o dispositivo cénico, o espectáculo cria um universo cómico e poético que vai do realismo à hipérbole da vida quotidiana.
O jogo teatral baseia-se no trabalho plástico da corporalidade da intérprete e numa rigorosa sintonia dos gestos com a música instrumental original, definindo uma sequência dramatúrgica em que a imagem assume o protagonismo total. A encenação assenta assim na dinâmica pictórica da organização do espaço teatral e na narrativa das próprias acções físicas que reflectem desejos, sentimentos e todos os estados dramáticos definidos.

TEATRO
Kyoki
ELEFANTE ELEGANTE
25 de Outubro de 2025
sábado, 11h00
> M/5 > 50 min > 5€
espectáculo no âmbito da Mostra Galiza Coimbra 2025
co-org. Cena Lusófona
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA]

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

© Vanessa Rábade

criação María Torres e Gonçalo Guerreiro encenação e cenografia Gonçalo Guerreiro interpretação María Torres manipulação de objectos Mario Rodríguez desenho gráfico, figurinos e adereços Carolina Díguele composição musical Manuel Fonte técnica de iluminação e som Laura Duarte fotografia Vanessa Rábade

ELEFANTE ELEGANTE
O Elefante Elegante nasce do desejo de desenvolver uma linguagem plástica, poética e universal que não dependa exclusivamente do texto e que permita indagar temáticas de carácter social e existencial. As suas criações surgem do diálogo do teatro físico com a dança, a música e as artes visuais. Os espectáculos do Elefante Elegante são baseados na relação do corpo com o espaço e reflectem uma rigorosa investigação de gestos, movimentos e imagens.
O jogo teatral baseia-se no trabalho plástico dos intérpretes e na sua constante interacção com os elementos cenográficos. A narrativa das acções físicas varia entre a abstracção do movimento corporal e a construção da trama teatral. O corpo contém em si mesmo todos os segredos e revelações de uma encenação que se fundamenta na organicidade do dispositivo cénico e na dinâmica pictórica da organização do espaço sonoro e literário.
A companhia foi fundada por María Torres e Gonçalo Guerreiro no ano 2000 e residiu os primeiros anos na Bélgica, até se instalar na Galiza em 2007. O grupo começou como um projecto experimental do qual faziam parte actrizes e actores de diferentes países europeus. Em cena, cada intérprete falava a sua própria língua. Esse foi o motor para iniciar a sua prática em torno do jogo corporal.
Actualmente tem a sua sede no Concello de Culleredo (Coruña), onde é companhia residente. Os seus espectáculos têm sido distinguidos com vários prémios María Casares desde 2013.

MOSTRA GALIZA COIMBRA 2025
Programação completa

Comments are closed.