Imaginando Mundos | Conversa com escritores

Yara Nakahanda Monteiro
É uma escritora luso-angolana cuja obra se centra em experiências afrodiaspóricas e femininas. O seu romance de estreia “Essa dama bate bué!” (2018, Guerra e Paz Editores) foi nomeado para o Dublin Literary Award 2023, está traduzido em várias línguas e é estudado em universidades de todo o mundo. “Memórias. Aparições. Arritmias” (2021, Companhia das Letras) ganhou o Prémio Literário Glória de Sant’Anna para melhor livro de poesia (2022). Os seus contos, ensaios e poesias estão disponíveis em várias publicações.
É co-autora do argumento e guião dos filmes: “Caminho para as estrelas” (2022) e “A Ilha” (2022). Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e ocupou várias posições sénior em empresas multinacionais. Foi também empreendedora em consultoria de RH. Estudou guionismo e arte contemporânea. Actualmente, reside em Portugal.

Telma Tvon
Registada como Telma Marlise Escórcio da Silva, mas aqui apresentada como Tvon, nasce num dia de sol chuvoso no Abril de Luanda, de Angola, residindo em Lisboa, de Portugal, desde os tempos do ensino basicamente básico. A Licenciada em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Mestre em Serviço Social pelo ISCTE-IUL é também amante da cultura Hip-Hop, apaixonada pela defesa dos Direitos Humanos, e a Devoradora das Literaturas Africanas. Apenas uma Mulher. Apenas a Mulher. Apenas.

© Líbia Florentino

Amadu Dafé
Nasceu em Ingoré, Guiné-Bissau e reside em Portugal há mais de dez anos. Membro da Associação dos Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) e do PEN-CLUB Guiné-Bissau. Em 2021, editou e organizou a reedição das obras de Florbela Espanca, intitulada “Florbela Espanca – Alma Sonhadora Irmã Gémea de Fernando Pessoa”, pela Manufactura editora (vencedora do Prémio Livro do Ano da Bertrand 2021, na categoria de reedições). É autor de “A Selva Mágica das Sarnadas de Ródão”, Editorial Novembro, 2023; “A Cidade que Tudo Devorou”, Nimba Edições, 2022, “Ussu de Bissau”, 2019, Manufactura Editora (finalista do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz e BCP 2021), “Jasmim”, 2020, Manufactura Editora (traduzida para a língua alemã), “Magarias”, Esfera do Caos–Editores, 2017, e co-autor de “Fora de Jogo”, coletânea de contos, em edição comemorativa dos 25 anos da Editora KuSiMon, 2019. Foi vencedor (2x) do Prémio Literário José Carlos Schwarz (2017 e 2015) e do Prémio Literário Internacional Conto Infantil – Matilde Rosa Araújo (2012).

CONVERSA
Imaginando Mundos
com Amadu Dafé, Telma Tvon e Yara Nakahanda Monteiro
2 de Novembro de 2024
sábado, 18h00
> Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona
> 90 min > entrada livre
inserido no ciclo “Afro-Portugal: Mundos em Movimento”


Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

Comments are closed.