História no barro | JULIANA MARCONDES / CATRAPUM CATRAPEIA

A oficina “História no Barro” vai proporcionar um espaço de criação de formas tridimensionais a partir da contação de estórias. As estórias serão o start para que cada criança materialize no barro aquilo que apreendeu da contação, personagens, objetos, formas… Entre uma estória e outra as crianças receberão a orientação da ceramista responsável para a confeção das peças.
Ao final da atividade a criança poderá levar sua produção.

OLARIA | HISTÓRIAS | OFICINA
História no barro
JULIANA MARCONDES / CATRAPUM CATRAPEIA
26 de Outubro de 2024
Sábado, 11h00
> Sub-Palco do TCSB
> M/5 > 60 min > 10€
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online


JULIANA LEITÃO MARCONDES
Juliana Leitão Marcondes é licenciada em Terapia Ocupacional, no Brasil, onde atuou durante 10 anos em atendimentos individuais e em grupos, principalmente com atividades artesanais com finalidade terapêutica, o que lhe garante uma experiência como facilitadora e dinamizadora de grupos. Há oito anos vem fazendo seu percurso na cerâmica. Ainda no Brasil iniciou esta atividade como um lazer e participou de alguns cursos com temáticas especificas.
Em Portugal há cinco anos ampliou seu conhecimento com cursos pontuais em cerâmica na instituição CENCAL/Caldas da Rainha e com o Curso de técnico especialista em cerâmica e vidro na instituição CEARTE/Coimbra.
A um ano, com atelier instalado na Lufapo Hub, Coimbra, desenvolve workshops regulares, abertos ao público e também com grupos específicos com o objetivo principal de oferecer experiências através do barro. Realizou vivencias em escolas, e participou de projetos de atividades de camaras municipais com publico adulto e infantil.
Na área artística participou como performer no ato performático “O corpo barro” do coletivo performático sem nome no festival Linha de fuga, realizado em Coimbra em setembro de 2020, com o tema Ritual em Espaço Público. Participou como criadora e performer na residência artística “Demiurga” no centro cultural Penedo da Saudade/ setembro de 2021 a janeiro de 2022. Ainda neste projeto teve a exposição de peças cerâmicas na instalação intitulada “corpo barro – primeiro portal”. Participou também da exposição “Vida Amor Dor: as mulheres na construção do Brasil”, de setembro a outubro de 2022, no Centro Cultural Penedo da Saudade/Coimbra. Foi representante do município de Coimbra pela Associação Portuguesa das cidades e vilas cerâmicas no tributo a Antônio Quadros no 31° tom de festa em Tondela com a exposição de peça cerâmica sob cozedura de soenga. Participou da exposição “Uma Exposição no Escuro” em outubro de 2023 na Lufapo Hub/Coimbra.

CATRAPUM CATRAPEIA
O projeto Catrapum Catrapeia nasceu em 2014, em Coimbra, apoiado pela Associação Tempos Brilhantes com a missão de criar um projeto cultural e educativo inclusivo e interventivo para todos sem exceção, com atividades no âmbito social, cultural e educativo, para qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, género, nacionalidade, problemática mental ou física, necessidades educativas especiais, religião ou outras particularidades. Ao longo dos anos, temos desenvolvido aulas regulares de música e teatro em Coimbra e Penacova e viajado de norte a sul do país com espetáculos e workshops em vários teatros e centros de arte (Teatro da Cerca São Bernardo, Cineteatro de Rio Maior, Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, Casa das Artes de Miranda do Corvo, Teatro Sá da Bandeira de Santarém, Teatro Miguel Franco, Cine-teatro Louletano, Teatro Municipal de Vila Real, entre outros), escolas, jardins-de-infância, creches e festivais (Catrapim, Festival i…).

Também a área da solidariedade e intervenção e inclusão pela arte tem grande importância para a Associação Catrapum. Já trabalhámos com diversas associações – Acreditar, Cancro com Humor, Serviço Jesuíta aos Refugiados, APPACDM, Laços sem Nós – mas damos especial destaque ao projeto KOI, desenvolvido em parceria com a Escola de Autismo Rita Leal e Associação Portuguesa de Psicologia Relacional Histórica, dirigido a crianças e jovens com autismo e hiperatividade e famílias respetivas e apoiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Comments are closed.