Fotografias de Amílcar Cabral, de BRUNA POLIMENI
As primeiras fotografias de Amílcar Cabral realizadas por Bruna Polimeni datam, provavelmente, de 1965, quando os dois se cruzaram em Acra. Mas é a partir da Conferência de Solidariedade com os Povos das Colónias Portuguesas, que teve lugar em Cartum, no Sudão, em Janeiro de 1969, que a fotógrafa italiana passa a colaborar regularmente com o PAIGC. […] Polimeni vai a Conacri em 1970, onde convive com Amílcar Cabral, Lilica Boal e Aristides Pereira. Fica hospedada na Escola-Piloto do PAIGC e realiza incursões nas zonas libertadas. As suas fotografias documentam os postos médicos e outras estruturas edificadas pelo PAIGC, assim como retratam as populações.
Catálogo de “Amílcar Cabral, uma exposição”
Uma vez realizadas as fotografias, Polimeni regressa a Itália, onde as revela, fazendo-as em seguida chegar à imprensa, beneficiando também dos ofícios do gabinete internacional do Partido Comunista Italiano, de que era próxima. As viagens e o procedimento repetir-se-iam ao longo dos anos seguintes, dando origem a um dos acervos fotográficos mais importantes da luta de libertação travada pelo PAIGC — juntamente com os de Mikko Phyälä e de Tadahiro Ogawa.
Os retratos feitos por Bruna Polimeni tornaram-se, inclusivamente, na principal marca da imagem de Amílcar Cabral. Alguns projectam-no enquanto líder, destacando-o entre os seus, como na conhecida fotografia em que Cabral se posiciona em pé, dentro da canoa, olhando para a câmara de Polimeni, com os restantes tripulantes ladeando-o, sentados.
É agora exibido em Coimbra um conjunto de 33 fotografias de Bruna Polimeni, na montagem construída para “Amílcar Cabral, uma exposição”, gentilmente cedida pela Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, com a colaboração da Fondazione Lelio e Lisli Basso e do Arquivo Casa Comum, desenvolvido pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA
Fotografias de Amílcar Cabral
de BRUNA POLIMENI
7 a 13 de Setembro de 2024
sábado, 19h30 – 23h30
segunda, terça e sexta-feira, 19h30 – 23h30
quarta e quinta-feira, 17h00 – 20h00
> Foyer do Teatro da Cerca de São Bernardo
> entrada livre
co-org. Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Laboratório Associado IN2PAST
inserido nas Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online