Fogo no Lodo | CATARINA LARANJEIRO e DANIEL BARROCA

Unal é uma aldeia de cultivadores de arroz, cuja população desempenhou um papel crucial na luta de libertação contra o colonialismo português, na Guiné-Bissau. Foram os primeiros a envolver-se na luta armada, mobilizando espíritos ancestrais, os Irãs — considerados os verdadeiros donos do território e a quem prestam reverência — para a guerrilha.
Ainda hoje, cada gesto do ciclo do arroz — da plantação à colheita — é assombrado pela memória da guerra. Um trauma também inscrito nos seus rituais, corpos, paisagem e música techno.
No rescaldo da guerra, um grupo de guerrilheiros foi possuído por uma visão messiânica — “A Sombra” — que os dotou de poderes de divinação e de cura através de escritos talismânicos.
“Fogo no Lodo” é uma abordagem envolvente a uma complexa dinâmica onde formas religiosas e turbulências políticas se cruzam e fundem, para reivindicar o futuro desta comunidade na Guiné-Bissau contemporânea.

realizado por Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca
assistentes de realização Mamassaliu M’Baatcha (Sada) e Julio M’Baatcha imagem e montagem Daniel Barroca som, banda sonora e mistura Dídio Pestana consultor artístico e técnico André Neto colorista Gonçalo Ferreira design gráfico Rui Silva produção executiva Catarina Laranjeiro produção Ansgar Shaefer, Elsa Sertório e Rui Ribeiro director de produção – Guiné-Bissau Queba Quebi assistentes de produção – Guiné-Bissau Clódi M’Baatcha, Malam M’Baatcha e Mamassaliu Quebi (Sada) logística Celeste M’Baatcha, Malam M’Baatcha e Mata Quebi condutores Braima Tumane Ture, David Capecalon e Serafim Brama tradução de crioulo da Guiné-Bissau Letana Dan Lama e Maimuna Sambu tradução de balanta kuntohe Fernando Nhaga Kumba, Julio Mario Siga e Letana Dan Lama tradução inglês Paulo da Fonseca música N’Pans – Nau Guiné Ka Pobri produtora Kintop país de produção Portugal
financiado por ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e República Portuguesa – Cultura

CINEMA
Fogo no Lodo (Portugal, 2023)
de CATARINA LARANJEIRO e DANIEL BARROCA
seguido de conversa com a realizadora
5 de Novembro de 2024
terça, 21h00
> TCSB
> M/12 > 120 min > entrada gratuita
inserido no ciclo “Afro-Portugal: Mundos em Movimento”

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

Comments are closed.