Música e teatro são os pontos fortes da programação de Fevereiro do Teatro da Cerca de São Bernardo, acolhida pel’A Escola da Noite. O jazz do ciclo Double Bill, a oficina sobre “Oresteia”, uma desconcertante visita à história de Inês de Castro e a tradição dos famosos Bonecos de Santo Aleixo são as principais propostas do TCSB para as próximas semanas.
Desmontado o cenário de “Animais Nocturnos” (que entretanto se encontra em digressão nacional), A Escola da Noite começa por acolher, no dia 4 (sábado), o concerto comemorativo do segundo aniversário do ciclo de música Double Bill. O “Open Field String Trio”, composto por João Camões (viola d’arco), José Miguel (contrabaixo) e Marcelo dos Reis (guitarra clássica), faz as honras da casa e convida a formação David Maranha (órgão), Margarida Garcia (contrabaixo eléctrico) e Gabriel Ferrandini (bateria) para este momento de celebração. Desde Janeiro de 2010, o ciclo Double Bill já contou com mais de 30 músicos portugueses e europeus, em concertos que têm tido lugar em diferentes espaços da cidade – Galeria Ícone, Teatro Académico de Gil Vicente, Salão Brazil e Museu Nacional Machado de Castro – e em algumas sessões especiais em Aveiro, em Lisboa, no Porto e em Dublin. Apresenta-se pela primeira vez no TCSB, inaugurando a programação musical de 2012 deste Teatro.
Nos dias 10 e 11 (sexta e sábado), a Companhia de Teatro de Braga (CTB) traz a Coimbra a sua divertida e muito pouco canónica abordagem a um dos temas mais delicados de tratar nesta cidade: os amores de Inês de Castro. Escrito e dirigido pelo encenador alemão de origem ucraniana Alexej Schipenko (colaborador habitual da CTB), o espectáculo começa a surpreender o espectador desde o momento em que este entra na sala, graças ao espaço cénico concebido por Samuel Hof. É um “dois em um”: com o espectáculo “Jardim”, a CTB promete mostrar o Teatro da Cerca de São Bernardo e a história de Inês como nunca foram vistos!
No fim-de-semana seguinte (dia 17 à noite e dia 18, sábado, ao final da tarde), é a tradição dos Bonecos de Santo Aleixo, recriada pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, que vai deslumbrar o público da cidade. Há vários anos sem vir a Coimbra, este espectáculo único no mundo (os bonecos são pequenas marionetas, de madeira e cortiça, com um reportório próprio transmitido de geração em geração) é pela primeira vez apresentado no TCSB, para satisfação e orgulho d’A Escola da Noite.
Oficina sobre “Oresteia”
Paralelamente, e aproveitando a estadia em Coimbra da Companhia de Teatro de Braga, A Escola da Noite organiza ainda, em colaboração com o CITAC, a oficina “Oresteia – em busca do teatro político”, dirigida a actores (profissionais ou não) e a alunos e professores do ensino artístico. A formação decorre no Teatro-Estúdio do CITAC, no edifício da Associação Académica, ao longo de três dias (7, 8 e 11 de Fevereiro), num total de 9 horas. Insere-se na preparação do próximo espectáculo da CTB – a montagem da trilogia de Ésquilo em co-produção com várias entidades portuguesas e brasileiras – e inclui dois módulos: “análise dramatúrgica a partir da leitura participada” e “o sentido dos Coros / a força da palavra / experimentação”. A inscrição custa 25,00 Euros e pode ser feita por e-mail, para geral@aescoladanoite.pt
A oficina e os espectáculos apresentados pela CTB e pelo CENDREV são apresentados no Teatro da Cerca de São Bernardo no âmbito do projecto de programação em rede CULTURBE: Braga, Coimbra e Évora (financiado pelo QREN), que une o TCSB ao Theatro Circo e ao Teatro Garcia de Resende desde 2010.
TCSB – programação Fevereiro 2012
MÚSICA
David Maranha/Margarida Garcia/Gabriel Ferrandini + Open Field String Trio
Double Bill – Ciclo de Música: concerto de aniversário
4 de Fevereiro sábado, 22h00
O Ciclo de Música “Double Bill” celebra, em Janeiro de 2012, dois anos de actividades. Tem como principal objectivo a criação de um espaço para a apresentação de música criativa em Coimbra, permitindo a troca de experiências entre criadores com diferentes percursos e abordagens. Na sequência da óptima recepção ao disco “A fonte de Aretusa” (Mazagran, 2011), gravado naquela que foi uma das primeiras actuações do duo Maranha/Ferrandini (na ZDB, em Novembro 2010), o organista David Maranha e o baterista Gabriel Ferrandini alargaram a sua parceria por forma a envolver a contrabaixista Margarida Garcia. O projecto, agora em trio, já tem nova edição prevista para 2012. Composto por três músicos conimbricenses, o Open Field String Trio tem cruzado caminhos com músicos bastante diversos, desde o clarinetista italiano Renato Ciunfrinni até ao “downtown hero” Elliott Sharp e à figura histórica que é o pianista norte-americano Burton Greene, dando provas de uma visão musical muito abrangente, capaz de captar num só fôlego a energia e frugalidade do jazz e as mais aventurosas pesquisas timbricas da música contemporânea.
Open Field String Trio: João Camões (viola d’arco) José Miguel (contrabaixo) Marcelo dos Reis (guitarra clássica) Maranha/Garcia/Ferrandini: David Maranha (órgão) Margarida Garcia (contrabaixo eléctrico) Gabriel Ferrandini (bateria)
5 a 7 €
TEATRO [formação]
Oficina “Oresteia – em busca do teatro político”
07 e 08 de Fevereiro, terça e quarta-feira: 18h00 – 21h00 11 de Fevereiro, sábado: 15h00 – 18h00
Teatro-Estúdio do CITAC
Oficina destinada a actores (profissionais ou não) e a alunos e professores do ensino artístico. Centrada na trilogia de Ésquilo, inclui análise dramatúrgica, leitura participada e experimentação ao nível do trabalho coral. Insere-se na preparação do próximo espectáculo da CTB e permite aos participantes o reconhecimento da prática teatral da companhia.
25 € > inscrições até 01/02 para geral@aescoladanoite.pt
[iniciativa no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora]
TEATRO
10 e 11 de Fevereiro sexta e sábado, 21h30
Esta é uma história muito conhecida em Portugal, contada de uma maneira diferente – talvez como diário de Inês de Castro. Neste diário ela descreve o seu primeiro encontro, o amor, a vida com Pedro, e o seu assassinato. Contudo, o seu diário continua para lá da sua morte. Até à exumação do seu corpo e coroação como rainha de Portugal, Inês relata o que acontece com aqueles que permanecem vivos.
autoria e encenação Alexej Schipenko tradução António Pescada actores André Laires, Carlos Feio, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, João Chelo, Rogério Boane, Rui Madeira, Solange Sá, Thamara Thais desenho de luz Fred Rompante cenários e figurinos Samuel Hof criação vídeo Frederico Bustorff Madeira criação de som Luís Lopes
M/16 > 5 a 10 €
[espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora]
TEATRO
17 de Fevereiro, sexta-feira, 21h30
18 de Fevereiro, sábado, 18h30
Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome. São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros. Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana. Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.
actores-manipuladores Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Vitor Zambujo acompanhamento musical Gil Salgueiro Nave
M/12 > 5 a 10 € [espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora]
informações e reservas
239 718 238 / 966 302 588
Tags: Alexej Schipenko, Bonecos de Santo Aleixo, Cendrev, CITAC, Companhia de Teatro de Braga, David Maranha, Ésquilo, Gabriel Ferrandini, Jardim, Margarida Garcia, Open Field String Trio, Oresteia, Rui Madeira