Coro das Vontades | BAIXaVOZ

© Teresa Martins

O Coro das Vontades é um projeto do BAIXaVOZ, Coro da Baixa de Coimbra, sob direcção artística do compositor Tiago Sousa.

A ideia do “Coro das Vontades” teve origem no Complaint Choir – Coro das Queixas – uma ideia original de dois finlandeses, nascida na cidade de Birmigham. Em Portugal, as queixas transformaram-se em vontades, passando da queixa à exigência, do descontentamento ao pensamento e formulação de alternativas e da afirmação de todas as vontades, em equilíbrio e igualdade. Esta derivação teve uma primeira experiência em Julho de 2012, a convite do Teatro Maria Matos ao compositor português.

O coro BAIXaVOZ apresenta agora uma nova versão do CORO DAS VONTADES, a propósito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que decorrem até ao próximo ano, assinalando a aprovação da actual Constituição Portuguesa.

O BAIXaVOZ é um coro amador plural (cerca 50 participantes), feito de vozes e plasticidades diversas, regido por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira.

Esta proposta de criação de um “Coro das Vontades”, sob direcção artística do compositor e pianista Tiago Sousa, dá continuidade ao trabalho que o colectivo Há Baixa tem vindo a desenvolver, no cruzamento entre a participação cívica e a criação artística. Propõe-se, com esta criação artística colectiva, uma reflexão sobre como cada pessoa pode exercer a sua individualidade cívica, livre e plenamente, mantendo presente a consciência da importância do coletivo para a emancipação social.

Assente na co-criação entre o compositor, um ensemble de 9 jovens músicos profissionais (cordas e sopros), cantores amadores e um grupo de crianças S/surdas da Escola Silva Gaio – um encontro entre diferentes gerações e sensibilidades estéticas diversas – esta proposta define-se pela abertura à experimentação artística e est(ética) enquanto ‘acto político’.

A oficina de escrita, dirigida pelo escritor João Pedro Mésseder, com o apoio de Joana Ferrajão, foi o chão para uma criação colectiva que deu corpo a um repertório original, enquanto processo compartilhado entre adultos e crianças, profissionais e amadores.

A experiência das crianças S/surdas com as coreógrafas Madalena Victorino e Noeli Kikuchi traz para o palco a Língua Gestual enquanto movimento da dança, ampliado através das imagens em movimento do videasta Zhang Qinzhe.

A componente de acessibilidade materializa-se através da criação de uma plataforma de Som Tátil na plateia do Teatro da Cerca de São Bernardo, a casa que acolhe o Coro BAIXaVOZ desde o primeiro momento da sua existência.

Este dispositivo sonoro, desenvolvido pela MãoSimMão, sob direcção do pianista Simão Costa, proporciona uma experiência que cruza a fruição artística com a aplicação técnica, abrindo espaço para a experimentação de um sistema inovador dirigido, em especial, a pessoas com dificuldades auditivas e surdas.

© Teresa Martins

MÚSICA
Coro das Vontades
BAIXaVOZ
4 de Outubro de 2025
sábado, 19h00
> M/6 > 60 min > 5€

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

© Teresa Martins

direcção artística Catarina Pires direcção musical e composição Tiago Sousa regentes Catarina Moura e Luís Pedro Madeira intérpretes Coro BAIXaVOZ ensemble de cordas / violoncelo Tiago Anjinho, Teresa Soares, Luís Nogueira, Pamela Santos, Anna Juhász e José Miguel Teixeira ensemble de sopros / trombone de vara Diogo Andrade, Emanuel Rocha e Tiago Nunes participação especial Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio: turma de crianças S/Surdas, com as Professora Maria José Pereira, Marta Nogueira, Joana Cabral, Sandra Pinto e intérpretes de LGP e as crianças Carolina Leal, Francisca Marques, Hussein Yala, Lavinia Rodrigues, Milana Karpako, Salvador Rodrigo, Santiago Rodrigo e Tiago Ribeiro oficina de escrita João Pedro Mésseder e Joana Ferrajão criação coreográfica Madalena Victorino e Noeli Kikuchi som táctil Simão Costa / MãoSiMão co-produção Associação Há Baixa, A Escola da Noite e Jazz ao Centro Clube operação de som João Madeira desenho e operação de luz Danilo Pinto e Diogo Lobo design gráfico Apostrophe & Clash, João Neves e Alexandra Oliveira fotografia Teresa Martins vídeo Zhang Qinzhe
apoio financeiro República Portuguesa – DGArtes e Comissão 50A25A apoio Câmara Municipal de Coimbra, MãoSimMão, Associação À Corda e Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio parceria estratégica A Escola da Noite / Teatro da Cerca de São Bernardo parceira de projecto Jazz ao Centro Clube

Comments are closed.