CONAKRY, de Filipa César / O Regresso de Amílcar Cabral, de Djalma Fettermann, Flora Gomes, José Bolama, Josefina Crato e Sana na N’Hada
CONAKRY
Filipa César viaja através do tempo, do espaço e dos meios de comunicação para revisitar a sequência de um filme existente no Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau (INCA), que documenta uma exposição comissariada por Amílcar Cabral em 1972 no Palácio do Povo, em Conakry.
Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna
Na versão original, Conakry é um filme de 16mm com um único shot, que parte do projeto Luta ca caba inda e revisita o panorama político da Guiné-Bissau a partir dele; apropria reportagens ficcionais dos media, ou leituras subjetivas de imagens, e questiona o seu papel no tempo da pós-libertação africana. A artista convidou a escritora portuguesa Grada Kilomba e a activista americana Diana McCarty para reflectirem sobre estas imagens e a sua história, pondo em evidência o quanto o acesso a filmagens quase esquecidas pode ser uma ferramenta de recuperação de memória.
O Regresso de Amílcar Cabral
Primeira produção de cineastas guineenses após a libertação do colonialismo português em 1974, O Regresso de Amílcar Cabral documenta a transferência dos restos mortais de Amílcar Cabral de Conakry (onde foi assassinado em Janeiro de 1973) para Bissau, em 1976. Uma cobertura intrigante do evento solene, gravações de canções guineenses e material de arquivo com Cabral durante a guerra de guerrilha prestam homenagem ao pensador político e combatente pela liberdade.
DOCLISBOA – Festival Internacional de Cinema
Em 1967, quatro jovens guineenses – Sana Na N’Hada, Josefina Crato, Flora Gomes e José Bolama – foram enviados pelo PAIGC para Cuba para adquirirem formação cinematográfica e poderem documentar o processo de libertação da Guiné-Bissau. Logo após o seu regresso, em 1972, filmaram a abertura, guiada por Amílcar Cabral, da exposição organizada pelo Partido no Palácio do Povo, em Conakry. Esta iniciativa tinha como objectivo mostrar os progressos da luta, reunindo objectos como armas e bandeiras portuguesas tomadas pelo PAIGC, mas também elementos estatísticos sobre o horizonte de desenvolvimento da Guiné, peças de artesanato africano e outras obras de arte.
Nesta sessão, mostra-se a leitura que Filipa César faz das imagens recolhidas pelo colectivo de cineastas guineenses em Conakry e o filme que o mesmo colectivo realizou sobre a chegada dos restos mortais de Amílcar Cabral a Bissau, em 1976.
O debate após a exibição dos filmes conta com as intervenções de Gizela Soares, estudante; Kitty Furtado, crítica cultural, doutorada em Estudos Culturais e investigadora da Universidade do Minho; e Sílvia Roque, professora auxiliar de Relações Internacionais na Universidade de Évora e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
DOCUMENTÁRIOS
CONAKRY (Portugal/Alemanha, 2012)
de Filipa César
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O Regresso de Amílcar Cabral (Guiné Bissau/Suécia, 1976)
de Djalma Fettermann, Flora Gomes, José Bolama, Josefina Crato e Sana na N’Hada
seguidos de conversa com Gizela Soares, Kitty Furtado e Sílvia Roque, facilitada por Madalena Bindzi
10 de Setembro de 2024
terça-feira, 21h30
> Teatro da Cerca de São Bernardo
> 11 min + 32 min > entrada gratuita
inserido nas Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
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