Claudiu Urse

Claudiu Urse (foto ©Eduardo Pinto)

Nasceu em Braila, Roménia, em 1990. Estudou na Escola de Artes Haricleea Darclee, nesta cidade, onde iniciou uma longa colaboração com o Teatro Maria Filotti. Entre as produções que marcam o início da sua carreira artística estão: “Sonho de uma noite de Verão” (2006) e “O despertar da Primavera” (2007), com encenação de Victor Ioan Frunza; “O homem-almofada” (2008) e “Soul.Viewpoints” (2009), com encenação de Radu Afrim. Pelo trabalho neste último espectáculo, recebeu em 2011 o Prémio Ion Sasaran para Melhor Jovem Actor, no âmbito da 19ª edição do Festival Internacional de Teatro Atelier.
Fez a licenciatura e o mestrado na Faculdade de Letras e Artes da Universidade Lucian Blaga, em Sibiu (2012-2017). Nesse período, colaborou em produções do Teatro Nacional Radu Stanca, de Sibiu e do Gong – Teatro para a infância e juventude de Sibiu. Em 2017, participou na performance “The day my shoes swallowed their tongue”, com direção de Casandra Topologeanu, produção do teatro independente Reactor de Creatie si Experiment, em Cluj – Napoca.
Enquanto estudava na universidade, começou a interessar-se pelo desenho de som e pela composição musical. No último ano do seu mestrado, fez a sua estreia oficial em música para a cena, compondo toda a banda sonora de “Families”, espectáculo em que também actuava.
Tem participado, como compositor e desenhador de som, em produções teatrais por toda a Roménia, colaborando com encenadores/as como Botond Nagy, Eugen Jebeleanu, Yann Verburgh, Alexandra Badea, Radu Nica, Nicoleta Lefter ou Josef Maria Krasanovsky.
Quando não está a criar música para os palcos, toca com a Domino, banda romena de rock alternativo, ou actua como DJ de música eletrónica, com o pseudónimo Digital Natives.

soundcloud.com/beat_jumper_surse

[CAFÉ BONHEUR — Página do espectáculo]

Comments are closed.