Cine-concertos de Verão

Com co-produção de quatro entidades de Coimbra — A Escola da Noite, Blue House, Jazz ao Centro Clube e Centro de Artes Visuais — esta proposta é composta por três cine-concertos ao ar livre e de entrada gratuita em três espaços distintos da cidade de Coimbra. Os cine-concerto terão lugar nos três primeiros sábados de Setembro e integram a programação do “Verão a 2 Tempos” da CMC.

Com curadoria da Blue House, as respectivas bandas sonoras interpretadas ao vivo, estarão a cargo de um colectivo formado por Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Jorri e Luís Pedro Madeira. São cinco músicos com percursos e de gerações diferentes, mas com vasta experiência neste tipo de espectáculos.

No âmbito dos Sábados para a Infância no TCSB, e de modo complementar aos cine-concertos, decorrerão em cada um dos espaços oficinas para a infância, coordenadas por Joana Corker, Sérgio Gomes, Jorri e Luís Pedro Madeira, onde serão exploradas diversas áreas da criação cinematográfica.

O último dos homens, de F. W. Murnau (1924)

Em “O último dos homens”, F.W. Murnau não só pôs o cinema em movimento, mas também testou ao máximo as possibilidades da câmara com intenção de reduzir os intertítulos ao mínimo. Murnau fez com que a câmara subisse os elevadores, percorresse corredores, cruzasse portas e seguisse o protagonista Emil Jannings pelas ruas, transmitindo o seu orgulho de trabalhar como porteiro num belo uniforme.

título original Der Letzte Mann (Alemanha, 1924)
realização F. W. Murnau produção Erich Pommer argumento Carl Mayer elenco Emil Jannings (Porteiro), Maly Delschaft (sobrinha), Max Hiller (noivo), Emilie Kurz (tia do noivo), Hans Unterkircher (gerente do hotel), Olaf Storm (jovem hóspede), Hermann Vallentin (hóspede barrigudo), Georg John (Guarda nocturno), Emmy Wydaa (vizinha magra)

CINE-CONCERTO
O último dos homens, de F. W. Murnau (1924)
2 de Setembro de 2023
> Largo do Poço
> 80 min > entrada livre

* Devido às condições meteorológicas, o cine-concerto terá lugar no Salão Brazil e não no Largo do Poço como previamente anunciado.

Da manhã à meia noite, de Karl-Heinz Martin (1920)

Um dos raros exemplos de puro estilo expressionista, acrescentando-lhe o drama ‘realista’ e explorando com rara intensidade a iluminação e os contrastes do expressionismo. É a história de um honesto caixa de banco seduzido por uma mulher, roubando o dinheiro para satisfazer-lhe os desejos, até verificar a vacuidade da relação e da própria vida. Cenários do arquitecto Neppach.

Cinemateca Portuguesa

título original Von morgens bis Mitternacht (Alemanha, 1920)
realização Karl Heinz Martin argumento Karl Heinz Martin, Herbert Juttke, George Kaiser elenco Ernst Deutsch, Erna Morena, Roma Bahn, Adolf E. Licho, Hans Heinrich von Twardowski, Elsa Wagner, Frida Richard, Eberhard Wrede, Lo Heym, Hugo Doblin, Lotte Stein

CINE-CONCERTO
Da manhã à meia noite, de Karl-Heinz Martin (1920)
9 de Setembro de 2023
> Pátio do CAV
> 80 min > entrada livre

* Devido às previsões meteorológicas para o fim de semana, o cine-concerto terá lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo e não no Pátio do Centro de Artes Visuais como previamente anunciado.

O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920)

Um dos grandes momentos da história do cinema. Este filme marca o início do expressionismo alemão, com os seus cenários deformados, que correspondem ao olhar de um louco sobre o mundo real. A alucinação e o delírio transportados para o cinema, reflectindo o drama da sociedade alemã após a I Grande Guerra.
O filme decorre num manicómio lúgubre, cujo director, o pérfido médico do título, utiliza os seus poderes hipnóticos para obrigar as suas vítimas a cometerem toda a sorte de delitos enquanto estão em transe de sonambulismo.
Um jovem doente lutará com todas as suas forças contra ele para salvar a amada, sem se aperceber de que tudo é produto da sua imaginação e de que a história a que assistimos não é mais do que uma grande alucinação colectiva, um estremecedor passeio pelo lado mais tenebroso da alma humana.

título original Das Kabinett des Doktor Caligari (Alemanha, 1920)
realização Robert Wiene produção Rudolf Meinert e Erich Pommer argumento Carl Mayer, Hans Janowitz  elenco Werner Krauss (Dr. Caligari), Conrad Veidt (Cesare), Friedrich Fehér (Francis), Lil Dagover (Jane Olsen), Hans Heinz Heinrich von Twardowski (Alan), Rudolf Lettinger (Dr. Olsen)

CINE-CONCERTO
O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920)