Cassandra de Balaclava e Dormir em Pé | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Jorge Louraço Figueira (foto: Cláudia Morais)

Na primeira sessão de 2020, Jorge Louraço Figueira regressa ao Clube de Leitura Teatral, mostrando ao público dois dos seus trabalhos: “Cassandra de Balaclava” e “Dormir em pé”.

Estas duas peças têm em comum a figura de uma actriz que fala ao público sobre as suas condições de trabalho, cruzando a vida artística e profissional com a vida colectiva e nacional. A primeira peça tem lugar na época da troika, quando uma actriz se despede dos palcos para sempre. A segunda na época da “geringonça”, quando uma outra actriz faz audições para um espectáculo que vai produzir e dirigir. “Cassandra de Balaclava” (ou Cassandra Passa-Montanhas) nasceu da frustração com a falta de relevância do teatro na vida pública portuguesa. “Dormir em Pé” nasceu da revolta contra a exploração dos trabalhadores precários, entre os quais se contam os artistas de teatro.

Jorge Louraço Figueira escreveu as peças “À Espera de Beckett” e “A Grande Guerra do Patoá”, entre outras. É coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE, e foi crítico de teatro do Público e dramaturgo residente no Teatrão.
O Clube de Leitura Teatral é uma iniciativa que junta mensalmente o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, com leituras informais dedicadas a textos de um autor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

TEATRO | LEITURA
Cassandra de Balaclava + Dormir em pé