Carlos Sánchez Leonardo
CARLOS SÁNCHEZ LEONARDO
Nasceu em Madrid (Espanha), cidade onde começou os seus estudos musicais nos conservatórios “Padre Antonio Soler” e “Arturo Soria”, trasladando-se posteriormente a Portugal e prosseguindo depois estudos superiores com Pedro Sousa Silva na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). É licenciado em flauta de bisel pela ESMAE, mestre em musicologia histórica pela Universidad de La Rioja e mestre em Interpretação Artística pela ESMAE, terminando este curso com classificação máxima. Na atualidade frequenta o doutoramento em estudos humanísticos na Universidad de la Rioja e continua a se formar como cornetista com o professor Tiago Simas Freire. Foi beneficiário duma bolsa de investigação do CESEM-P.Porto para desenvolver o seu projeto de mestrado, explorando métodos de aprendizagem musical no século XVI. Também participou no projeto “Uma antologia da música portuguesa do renascimento” da ESMAE/CESEM financiado com fundos do programa Europa Criativa da EU.
Recebeu aulas de flautistas como Luis Beduschi, Vicente Parilla, Susanna Borsch, Pedro Sousa Silva, Fernando Paz, Michael Schneider, Jostein Gundersen e Wilbert Hazelzet. Recebeu também aulas de interpretação histórica de reconhecidos músicos como Carlos Mena, Jacques Ogg, Markus Hünninger ou Hiro Kurosaki.
Em Espanha e Portugal apresentou-se em concerto com ensembles como Arte Minima, Capella Sanctae Crucis, O Bando de Surunyo, Illiber Ensemble e FaSuperLa Proyect entre outros. Participou em projetos como a produção “L’Orfeo“ de Monteverdi no Teatro Real de Madrid, na gravação dos álbuns “In Splendoribus”, “Missa o beata Maria” e “A música secreta e Vicente Lusitano” com o grupo português Arte Minima, assim como o álbum “Ad Tenbras” com Capella Sanctae Crucis e do álbum “Pleiades” com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. Participou em festivais de Espanha e Portugal tais como o “Festival Internacional de Música Sacra (FIAS)” de Madrid, “Semana de la música Religiosa de Cuenca”, “Festival de Música Sacra de Granda”, “Lisboa Antiga”, “Festival dos Capuchos”, “21 Milhas”, “Musicordia”, “Quatro mãos”, “Mundos e Fundos”, “Quintas no conservatório de Coimbra”, “ERTA Ibéria”, “Semana de la música antigua de Getafe”, “Festival de Música Antigua de Medinaceli”, “II Semana de la Música de Guadalix de la Sierra” ou “Ciclo de la Capilla de Abantos” em San Lorenzo de El Escorial (Madrid).