Canções do Ar e das Coisas Altas | RACHEL CAIANO E JOÃO PEDRO MÉSSEDER

cancoesdoar_capa

João Pedro Mésseder e Rachel Caiano regressam, agora juntos, ao Teatro da Cerca de São Bernardo, para fazer a apresentação em Coimbra do livro “Canções do ar e das coisas altas”, editado pela Caminho em Junho do ano passado.

Para um livro especial, prepararam uma apresentação especial, que terá música e canções, a partir dos poemas de Mésseder e dos desenhos da Rachel. Após a apresentação, que terá lugar na Livraria do Teatro, com entrada gratuita, haverá ainda tempo para uma nova oficina de ilustração, conduzida pela Rachel Caiano, inspirada pela mais recente obra desta dupla de autores.

“As palavras têm música, têm ritmo e entram nas canções, que servem para ouvir mas também para ler. Que bom é inventar uma melodia para as palavras e cantá-las. Nesses momentos parece que o coração humano se eleva no ar. Aí está como algo que é da terra, do corpo, se torna coisa alta. Como um avião, uma nuvem ou a lua – coisas que, se olharmos, também conseguimos ver no céu deste livro.”

APRESENTAÇÃO DE LIVRO + OFICINA
Canções do Ar e das Coisas Altas – apresentação cantada de um livro cantante
de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano
16 de Fevereiro de 2019
sábado, 10h30
M/3 > 60′ > entrada livre
seguido de
Oficina de ilustração
com Rachel Caiano
M/6 > 90′
Preço (oficina): 15 Euros
[Sábados para a infância no TCSB]

Informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

JOÃO PEDRO MÉSSEDER

JAG-JPM552
Nasceu no Porto, em 1957, e é professor do Ensino Superior. Com o livro Fissura ganhou o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia, em 1999. O seu álbum Timor Lorosa’e: A Ilha do Sol Nascente, ilustrado por André Letria, foi selecionado para a lista White Ravens 2003 da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique. Com Trocar as Voltas ao Tempo, ilustrado por Gémeo Luís, obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, em 2008, e os seus livros para crianças e jovens Versos com Reversos e Palavra que Voa foram nomeados para as Listas de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) de 2000 e 2006. Pequeno Livro das Coisas recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da Sociedade Portuguesa de Autores. “De umas coisas nascem outras”, com ilustrações de Rachel Caiano, venceu o Prémio Autores da SPA para o melhor Livro de Literatura para a Infância de 2016.

RACHEL CAIANO

IMG_1
Artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco, tem vindo a desenvolver projetos nas áreas da pintura, cenografia, figurinos e ilustração.
O seu livro “De umas coisas nascem outras”, com texto de João Pedro Mésseder, foi vencedor do Prémio Autores da SPA 2016. “Pequeno Livro das Coisas”, também com texto de João Pedro Mésseder, recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA.
Foi finalista do Prémio Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição «The White Ravens» 2008 e 2009, uma seleção internacional. Ilustrou livros de diferentes géneros publicados em vários países e colabora em diversas publicações periódicas.