Autos da Revolução | CENDREV

Criada a partir da obra de António Lobo Antunes, esta peça tem selecção de textos e dramaturgia de Pierre-Etienne Heymann e direcção de Gil Salgueiro Nave e José Russo. Foi convocado um painel de personagens, genialmente desenhados pela poética e perspicácia de Lobo Antunes, para confrontar o público com um conjunto de olhares e inquietações sobre esses acontecimentos que transformaram profundamente a vida do povo português.
O espectáculo propõe os relatos cruzados de diferentes personagens: um operário carregador de mudanças, um empregado de escritório militante maoista, uma camponesa explorada numa quinta, uma burguesa caridosa e um dono de empresas. Cada um recorda o seu 25 de Abril e conta o que sucedeu com ele. Desta confrontação nascem, por certo, perguntas inevitáveis com o andar do tempo e à luz da fervura que sacode o país actualmente.
Com a Revolução de Abril, não foi conquistada apenas a liberdade e a democracia política, criaram-se também condições para notáveis avanços civilizacionais que hoje estão a ser profundamente delapidados.
Os textos de António Lobo Antunes foram objecto de um primeiro espectáculo, em 2004, e de uma segunda abordagem, em 2014, numa parceria do CENDREV com a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve. Ambos os projectos contaram com dramaturgia e direcção de Pierre-Étienne Heymann. Quando a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril lançou o convite para integrar a programação das celebrações, surgiu de imediato a ideia de voltar, mais uma vez, aos textos de António Lobo Antunes.
TEATRO
Autos da Revolução, a partir de António Lobo Antunes
CENDREV
16 de Abril de 2025
quarta, 19h00
> M/12 > 60 min > 5 a 10€
Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

autor António Lobo Antunes
selecção de textos e dramaturgia Pierre-Étienne Heymann
direcção Gil Salgueiro Nave e José Russo interpretação Ana Meira, Carolina Pequito, Ivo Luz, Jorge Baião, José Russo e Mariana Ramos Correia direcção musical Gil Salgueiro Nave execução musical Mariana Ramos Correia iluminação António Rebocho espaço cénico, figurinos e adereços CENDREV comunicação Helena Estanislau fotografia e vídeo Carolina Lecoq direcção de produção e gestão financeira Cláudia Silvano programação e circulação Patrícia Hortinhas costureira Adozinda Cunha design gráfico Alexandra Mariano apoio técnico Beatriz Sousa e Fabrísio Canifa colaboração da equipa do TGR Ana Duarte, Carlos Mavioso, Margarida Mouro, Miguel Madeira, Sílvia Rosado e Tomé Baixinho distribuição Vítor Fialho agradecimentos Câmara Municipal de Arraiolos e Câmara Municipal de Évora