Amanhã nos Sábados para a Infância no TCSB: Oficina de Ilustração com Helena Zália

Helena Zália

“Desenho lavado – animais debaixo de água” é o título da oficina de ilustração que Helena Zália dirige amanhã no TCSB. Inspirada no livro “Animais de estimação”, de Álvaro Magalhães, a artista oferece aos participantes a oportunidade de experimentarem uma técnica de expressão artística/plástica na qual “o guache e a tinta da china brincam entre si com pincéis e riscadores, revelando e descobrindo texturas”. Os desenhos são depois lavados, “literalmente, debaixo de uma torneira” e “algo de mágico acontece”, com resultados inesperados e surpreendentes. “Descobrem-se zonas de escuridão e revelam-se lugares luminosos”, adianta a ilustradora.
A oficina tem a duração de duas horas, entre as 11h00 e as 13h00. A inscrição tem o custo de 15 Euros e pode ser feita pelos contactos habituais do Teatro.

ILUSTRAÇÃO | OFICINA
Desenho Lavado — Animais debaixo de água
HELENA ZÁLIA
4 de Junho de 2022
sábado, 11h00
Sub-palco do TCSB
M/6 > 120 min > 15€
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Helena Zália
Natural de Guimarães, vive e trabalha actualmente entre esta cidade e Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
Cresceu no campo e crê que este contacto com a natureza lhe aguçou a curiosidade, o espírito inquieto, o deslumbramento pelo que a rodeia e sobretudo o instinto de transformar/criar coisas, ao mesmo tempo que raízes profundas a agarraram às imagens, ao desenho, às cores, aos livros e ao fascínio pela criação artística nos seus vários domínios.
Tem formação em Educação Visual (ESE de Leiria) e em Design de Comunicação/Produção Gráfica (Universidade de Aveiro e Universidade de Barcelona). O seu trabalho enquanto artista plástica cruza diferentes áreas: pintura, gravura, fotografia, costura, ilustração e criação de personagens tridimensionais. Concilia o trabalho de professora de Educação Visual com a dinamização de oficinas e tem mostrado a sua obra em encontros, concursos e exposições colectivas e individuais, sobretudo no domínio da ilustração. Ilustrou alguns contos para crianças.
Em 2016, e dando resposta à sua paixão pelo livro enquanto objecto, criou a zai-zai edições, onde desenvolve livros manufacturados e à medida da sua mão.
Junta-se agora à equipa de ilustradoras e artistas plásticas que têm passado pelos Sábados para a Infância no TCSB, da qual fazem já parte Ana Biscaia, Rachel Caiano e Joana Monteiro, entre outras.

Comments are closed.