A Parede | Artes e Engenhos

Depois de “A Morte nos Olhos”, Alexandre Pieroni Calado traz ao TCSB o segundo momento do projecto “Europa”, que discute o enraizamento da violência contra a mulher na matriz cultural clássica, iluminando alguns dos modos em que esta se metamorfoseou na contemporaneidade.
“A Parede”, com texto de Elfriede Jelinek, conta com a co-criação e interpretação de Paula Garcia, actriz bem conhecida do público de Coimbra.
Faça-nos companhia!

Na peça de Elfriede Jelinek A Parede, que toma emprestado o título ao romance distópico de Marlen Haushofer (1963), encontramos Ingeborg (Bachmann) e Sylvia (Plath) em luta para ascender da sujeição a que foram remetidas, num movimento que, ao mesmo tempo, sugere o envolvimento delas na perpetuação dos mecanismos de violência patriarcal de que são vítimas. Uma reflexão em torno da opressão exercida sobre as mulheres na sociedade contemporânea que é, sob distintos ângulos, levada a cabo em todo o conjunto de dramatículos Dramas de Princesas, colocando as duas escritoras num friso onde se juntam a outras princesas reais e ficcionais – Branca de Neve, Bela Adormecida, Jackie Kennedy, Rosamunda do Chipre e Diana de Gales.

texto Elfriede Jelinek concepção e encenação Alexandre Pieroni Calado co-criação e interpretação Paula Garcia filme Leonardo Mouramateus operação de câmara e fotografia Joana Silva Fernandes desenho de som João Ferro Martins interpretação ao piano Filipe Raposo tradução Anabela Mendes apoio vocal Natália de Matos direcção técnica João Chicó produção executiva e comunicação Andreia Páscoa design de comunicação Miguel Pacheco Gomes

TEATRO
A Parede
Artes e Engenhos
19 e 20 de Julho de 2019
sexta-feira e sábado, 21h30
M/16 > 70’ > 6 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

ARTES E ENGENHOS
A Artes e Engenhos é uma associação que promove trabalhos de artes performativas, som e fotografia, com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Conta com um núcleo de criadores teatrais e com colaboradores nas áreas das artes visuais, design, história, engenharia e arquitectura. A par dos projectos de criação e difusão, desenvolve conferências, cursos e acções com comunidades. Os parceiros das suas actividades têm sido, entre outros, a Câmara Municipal de Almada, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o Goethe-Institut em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Atelier RE.AL, a Companhia Olga Roriz, o Teatro Garcia de Resende, a Mala Voadora, o Teatro O Bando, a Latoaria, entre outros. Nos últimos anos tem contado com o apoio financeiro do Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes.
www.arteseengenhos.com

Comments are closed.