Á Mesa! | G.O.D. FLÁVIA ANTÓNIA

G.O.D. Flavia Antonia: Carlos Santiago, Clara Gayo e Zé Paredes

A peça resulta do feliz encontro, em 2019, entre o Teatro do Pichel e o Grupo Oportunista de Drama “G.O.D Flavia Antonia”, composto pela dramaturga Clara Gayo e pelos dramaturgos Carlos Santiago e Zé Paredes. A busca de uma escrita performativa na qual não fossem determinantes os condicionalismos da personagem, da história, da circunstância ou do género juntou-se à vontade de reduzir ao absurdo o próprio acto criativo. Duas foram as premissas para desenrolar as velas do espectáculo: uma mesa e dez pessoas. A mesa converteu-se assim na única protagonista garantida, num jogo cénico em que as identidades lutam sem descanso por se definir, com incertos resultados mas cómicos efeitos colaterais. A própria peça é um enigma que nem sequer o sadismo autoral, sempre pronto a submeter actrizes e actores a um guião infame, é capaz de resolver.

O espectáculo estreou a 27 de Junho de 2019, na sala do Centro Social Gentalha do Pichel, em Santiago de Compostela. É a sétima produção do Teatro do Pichel, projecto nascido em 2012 como parte do programa cultural do CS do Pichel, impulsionado por Zé Paredes no papel de director cénico. Textos de Luísa Costa Gomes, Alfred Jarry, Clara Gayo ou do próprio Zé Paredes foram conformando o sonho de dotar o Centro Social, com sede em Santa Clara, de uma companhia de teatro amador capaz de se manter no tempo e de oferecer ao público compostelano uma alternativa teatral radicalmente contemporânea. Com direcção de Zé Paredes, a montagem original do espectáculo contava com as interpretações de Andrea Freire, Fernando “Fumaces”, Olalla G.R., Maca Igrejas, Nuria Lestegás, Isa Mordía, Raquel Paz, Eva Ramos, Xoan Reices e Paz Romai.

TEATRO | APRESENTAÇÃO DE LIVRO / PERFORMANCE
Á Mesa!
G.O.D. FLÁVIA ANTÓNIA
com Carlos Santiago, Clara Gayo, José Paredes e Francisco Macias
4 de Outubro de 2023
quarta-feira, 19h00
> Bar/Livraria do TCSB
> entrada livre

G.O.D. FLAVIA ANTONIA
Com sede oficial numa mesa do Café Bar Trece, no mesmo bairro de Compostela, o G.O.D. Flavia Antonia toma o nome da mística galega Flavia Antonia de Andrade, fundadora do vizinho convento carmelita do Carme de Arriba. Iniciado por Clara Gayo, Zé Paredes e Carlos Santiago, na sequência do nascimento da Associação de Dramaturgia Galega DRAMATURGA, o Grupo Oportunista de Drama é um espaço de reflexão e criação teatral que depressa se definiu como resposta perante a precariedade do próprio ofício dramático, apelando de forma activa à cooperação, ao intercâmbio e à experimentação conjunta. “Acto de Hixiene”, peça de teatro breve estreada na Regadeira de Adela em 2018, e o recital “Crónica dos Poetas Suicidas”, realizado em 2018 no I Festival “Alguén que respira!”, foram os seus primeiros trabalhos, completados agora por “Á Mesa!”, a sua primeira peça teatral de longa duração.

[MOSTRA DE TEATRO GALEGO EM COIMBRA 2023]

Comments are closed.