A Máscara de Cortiça | TIAGO CERVEIRA

Todas as aldeias da Serra da Lousã tinham sobreiros.
No Entrudo, os velhos Cortiços eram utilizados como Máscaras.
Corriam as aldeias de Góis para declamar as mordazes Quadras Jocosas.
Era um dia em que valia quase tudo.

A Escola da Noite acolhe no TCSB a exibição do documentário “A Máscara de Cortiça”, do realizador Tiago Cerveira, por iniciativa do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.
O filme aborda a tradição do Entrudo nas Aldeias de Xisto de Góis, na Serra da Lousã. A sua apresntação em Coimbra ocorre no âmbito do IV Ciclo de Teatro Popular do GEFAC.
Após a exibição do filme, terá lugar uma tertúlia que contará com a presença de Tiago Cerveira (realizador), Vasco Nogueira (coordenador geral do GEFAC) e Jorge Lucas (da organização da “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”).

TIAGO CERVEIRA
Tiago Cerveira documenta, através da fotografia e vídeo, o património imaterial e material do Portugal Rural. A dicotomia que dá o nome ao projeto do documentarista – O Meio e a Gente – está intrinsecamente ligada aos aspetos e características identitárias desta região do país. Realizador de vários documentários de natureza e cultura rural exibidos e premiados em Festivais de Cinema Nacionais e Internacionais. Já mostrou o seu trabalho em várias exposições de fotografia individuais e colectivas. Conta com várias publicações em órgãos de comunicação nacionais e internacionais.

DOCUMENTÁRIO | CONVERSA
A Máscara de Cortiça
de Tiago Cerveira
2020 | Portugal | 15′ | documentário | M/6
seguido de debate com o realizador, Vasco Nogueira e Jorge Lucas
5 de Novembro de 2020
quinta-feira, 21h30
preço único: 3,00 €
org. GEFAC
evento FB

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt, gefac.uc@gmail.com

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.