“Exílio(s) 61-74”, de Ricardo Correia | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Clube de Leitura Teatral (foto: Cláudia Morais)

Clube de Leitura Teatral (foto: Cláudia Morais)

Em Novembro, a sessão do Clube de Leitura Teatral é dirigida por Ricardo Correia, que escolheu o texto “Exílio(s) 61-74”.
A leitura acontece no dia 6, pelas 18h30, no TAGV. Como sempre, a participação como leitor/a e a assistência à leitura são gratuitas.

EXÍLIO(S) 61-74: Esta peça é o segundo capítulo de um projecto de investigação documental através dos processos de transmissão de memória na tentativa de compreender o presente. Registámos memórias para saber quem somos. Como chegámos até aqui e o que ainda poderemos vir a ser.
Iniciámos, primeiramente, esta investigação com o projecto “O Meu País é O Que o Mar Não Quer” (2014), no qual nos focámos sobre as razões da saída de Portugal de muitos jovens qualificados, nos anos sombrios e austeros da troika em Portugal entre 2012 e 2015. E, quase como uma boneca russa, prosseguimos em 2017 com “EXÍLIO(S) 61-74”, investigando um ciclo migratório consequente da ditadura portuguesa e guerra colonial.
Esta peça foi composta através da recolha de testemunhos de quem tinha saído de Portugal entre os anos de 61 e 74 como emigrante, desertor, refugiado, refractário ou exilado. E deparámo-nos com um caminho que nos levou a investigar a fuga do país, não como um abandono, mas como um gesto de protesto contra a Guerra Colonial e o Fascismo.
Mecanismo de luta reconhecível na peça Os Horácios e Curiácios de Bertold Brecht, que expõe as tácticas de quem foge, como uma estratégia para ganhar fôlego, recarregar armas e cansar o inimigo.
Esta peça é um comentário sobre o passado feito com testemunhos de quem ousou um gesto contra o regime Fascista.

RICARDO CORREIA
Ricardo Correia, director artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território e da recepção do público.
Desde 2001, participou em mais de quarenta espectáculos, como actor/criador em vários projectos e instituições: A Escola da Noite, Amarelo Silvestre, Arkadi Zaides, Casa da Esquina , Cine-Teatro de Matosinhos, Culturgest, Grupe Tagg (DE), Less Less Theatre (UK), O Teatrão, Projecto Pedagógico do Convento São Francisco, Skimstone Arts (UK), Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Nacional São João, T- Zero, Teatro Oficina, Teatro Virgínia, entre outros.
É encenador de mais de uma vintena de espectáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. A sua mais recente obra, intitulada Call Center, foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro – Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A compilação dos seus textos de teatro O meu país é o que o mar não quer e outros textos será editado em 2018 pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na colecção Dramaturgo.
Lecciona desde 2013 como Professor Adjunto convidado na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC e, desde 2015, como Assistente convidado na Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.
Como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a London International School of Performing Arts (2013). Mestre em Teatro, especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Desde 2015 co-dirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite), sendo curador, na área das artes performativas, da Bienal de Arte Contemporânea ANOZERO/15 e 17 do CAPC Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

LEITURA
“Exílio(s) 61-74”
dir. Ricardo Correia
Clube de Leitura Teatral
6 de Novembro de 2018
Terça-feira, 18h30
TAGV > 60’ > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

informações e incrições:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com

Comments are closed.