“Gaia”, de Ricardo Cabaça | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Ricardo Cabaça (foto: Cláudia Morais)

Ricardo Cabaça (foto: Cláudia Morais)

A temporada 2018/2019 do Clube de Leitura Teatral dá continuidade ao ciclo dedicado à dramaturgia portuguesa contemporânea.
Na primeira terça-feira de cada mês, alternadamente entre o TCSB e o TAGV, um/a autor/a convidado/a dirige a leitura de uma obra sua. Ricardo Cabaça é dramaturgo de Outubro e traz-nos “Gaia”, logo no dia 2 de Outubro, pelas 18h30, no Bar/Livraria do TCSB.
Como sempre, a entrada e a participação são gratuitas.
Faça-nos companhia!

“Gaia”
Gaia explora alguns dos campos onde a relação Homem-animal é mais relevante: linguagem, domínio, trabalho, entretenimento e transformação do animal em humano.
Seria possível pensar esta peça como um alerta ecológico, porém, em última análise, Gaia é uma possibilidade muito concreta do futuro da Humanidade: a extinção total. Enquanto esta peça foi pensada e escrita, alguns habitats terão desaparecido para sempre, animais que se juntam aos já extintos.

Ricardo Cabaça
Autor e encenador, publicou O primeiro quarto na Bypass #2, Morte súbita na Revista Galega de Teatro #78 (Espanha), Stop Motion para Eadweard nas Edições Húmus, Albert Cossery ou Uma palavra para o dia chegar ao fim na Revista Ensaia (Brasil), Storni-Quiroga na Licorne e Depois da última página / Náufragos nas edições Adab.
A peça A vida segunda da barata foi selecionada e encenada na Mostra de Peças em um Minuto dos Parlapatões, em Lisboa e em São Paulo.
Participou no Seminário Internacional de Dramaturgia 2015 (Obrador d’Estiu) em Barcelona, na Sala Beckett, com Simon Stephens. Em 2016 foi o dramaturgo português convidado para a residência artística do Chantiers d’Europe, no Théâtre de la Ville, em Paris. A peça Náufragos foi lida pelo elenco do Théâtre de la Ville.
Cofundador e Codiretor Artístico da 33 Ânimos, juntamente com Daniela Rosado, desde a sua fundação, em 2012.

Ensaio para a leitura de "Gaia" no Bar/Livraria do TCSB (foto: Cláudia Morais)

Ensaio para a leitura de “Gaia” no Bar/Livraria do TCSB (foto: Cláudia Morais)

LEITURA
“Gaia”
dir. Ricardo Cabaça
Clube de Leitura Teatral
2 de Outubro de 2018
Terça-feira, 18h30
60′ > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com

Comments are closed.