Do Princípio ao Fim | TEATRO DAS BEIRAS
A Escola da Noite volta a organizar um espectáculo ao ar livre no Pátio da Inquisição.
Este ano temos o prazer de receber os amigos do Teatro das Beiras, que trazem a Coimbra a sua mais recente criação: “Do princípio ao fim”, com textos de Eduardo De Filippo.
A entrada é livre e a diversão está garantida. Faça-nos companhia!
Uma companhia de actores caídos em desgraça espera ansiosamente “uma ajudazinha” das autoridades locais para impedir o trágico fim que se anuncia. Fazendo jus às suas multidisciplinares capacidades artísticas, o grupo organiza uma récita onde se sucedem números musicais, folhetins radiofónicos, cinematógrafo e, claro, o drama, a farsa e a comédia trágica de um quotidiano vivido nos limites do surreal.
Na farsa “Perigosamente”, bem ao estilo do popular teatro de bonecos, o habitual bastão com que se castigam as impertinências domésticas é substituído por um revólver que sistematicamente falha o alvo, por milagre ou por manifesta falta de pontaria. Em “Amizade”, um homem em delírio e à beira da morte confessa a um amigo de longa data as infidelidades cometidas ao longo da sua extravagante relação.
“Do princípio ao fim” propõe uma leitura contemporânea e actualizada da obra de De Filippo – um teatro eminentemente social, de humor desconcertante, às vezes trágico e grotesco, que insinua uma mistura de desencanto e simultaneamente de esperança e expectativa na humanidade, capaz de impulsionar o homem a resistir às adversidades e a continuar lutando pelos valores de dignidade que lhe são devidos.
Eduardo De Filippo (1900-1984) deu um importante contributo para a edificação da dramaturgia europeia do século XX. Foi um notável actor, dramaturgo e encenador das suas próprias obras. Atento e sensível, testemunhou todas as contradições sociais e artísticas do seu tempo e acompanhou o advento da massificação dos meios de comunicação – a rádio, o cinematógrafo e a televisão – escrevendo textos e guiões para todos eles.
TEATRO AO AR LIVRE
Do Princípio ao Fim
de Eduardo De Filippo
pelo Teatro das Beiras
textos Eduardo De Filippo tradução Luís Nogueira e Gil Salgueiro Nave encenação Gil Salgueiro Nave cenário e figurinos Luís Mouro desenho de luzes Fernando Sena direcção musical Tiago Moreira interpretação Nuno Geraldo, Roberto Jácome, Sílvia Morais, Tiago Moreira voz-off Fernando Landeira
19 de Julho de 2018
Quinta-feira, 22h00
Pátio da Inquisição
M/6 > 70′ > Entrada livre
informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt