Assembleia | RUI CATALÃO

Assembleia_Coimbra

A Escola da Noite volta a ter o privilégio de acolher a extensão a Coimbra do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho. A primeira proposta deste ano é o espectáculo “Assembleia”, de Rui Catalão, que prevê um período de Laboratório, aberto à comunidade, cujos trabalhos decorrerão no TCSB, ao longo do mês de Novembro. Aproveite a oportunidade!

Assembleia realiza-se a partir de um Laboratório de trabalho aberto à comunidade onde o projecto será desenvolvido e o espectáculo será apresentado.
Nesse Laboratório serão abordadas as temáticas locais e será iniciada a preparação da “assembleia” com um grupo local.
Cada espetáculo terá uma ligação directa com o contexto local, com as suas histórias, com o seu património, criando um projecto único de cada vez que é feito num novo contexto.
O “casal de actores”, protagonista da peça, será encontrado e preparado no laboratório iniciado em cada novo local.
Os restantes participantes do Laboratório farão parte da “assembleia” e estarão integrados no público.

O ponto de partida é o seguinte:
Um casal de actores discute “o problema da habitação” e da “coabitação”.
Um dos elementos do casal defende que devem permanecer, e trabalharem juntos para criarem melhores condições. O segundo elemento do casal, opostamente, defende que devem mudar-se. Há quatro níveis potenciais de mudança: 1.de casa, 2.de bairro, 3. da cidade ou da população, 4. do país.
O resultado da discussão deve gerar três opções: ou ficam, ou mudam-se, ou separam-se e cada um toma a sua própria decisão.
A partir do momento em que chegam a um acordo, sobre os problemas que enfrentam, trata-se de identificar problemas que só podem ser resolvidos no contexto da comunidade, usando “ferramentas” políticas para solucionarem os problemas apontados.
Uma vez definidos esses problemas do domínio público, que dependem de uma abordagem e tomada de decisão colectiva, o casal convoca então a assembleia – o público na plateia!
O diálogo entre o casal e o público visa estabelecer um contrato: a comunidade, representada pela assembleia, aceita como válidos os problemas enunciados? Solidariza-se com eles? Está disposta a responsabilizar-se, assumindo que são uma causa comum? Como é que pretende fazê-lo? Quem faz o quê? Com que meios? Recorrendo a que tipo de ações? Quem se compromete? Quem se responsabiliza? Qual é a próxima etapa?

O Citemor e A Escola da Noite convidam a participar no Laboratório dirigido por Rui Catalão, que culminará nas apresentações públicas do espectáculo “Assembleia”, em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito do programa do 39º Festival de Montemor-o-Velho. Os participantes no Laboratório, sobretudo os que pretendam ser protagonistas do espectáculo, deverão ter disponibilidade para sessões de trabalho nas seguintes datas: 6 a 12 de Novembro, 19 a 24 de Novembro e 28 de Novembro a 1 de Dezembro.
A participação é gratuita e não é requerida experiência em artes performativas. Se tiver disponibilidade e interesse pode esclarecer dúvidas ou realizar a sua inscrição através do e-mail coimbra.assembleia@gmail.com ou pelo telefone 917 909 607.
Mais informações sobre o Laboratório…

TEATRO
Assembleia
Rui Catalão
30 de Novembro e 1 de Dezembro
Quinta e Sexta-feira, 21h30
M/16 > 60′
Preço: a definir pelo espectador
Org. 39º Citemor – Festival de Montemor-o-Velho

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.