Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia: Férias ilustradas no TCSB

Ana Biscaia (foto: Ali Matay)

Ana Biscaia (foto: Ali Matay)

Presença habitual nos Sábados para a infância no TCSB, a ilustradora Ana Biscaia dirige desta vez um workshop de férias, ao longo de uma semana inteira. As crianças e ela vão fazer cartazes, desenhar cabelos e ilustrar um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen que nos diz tanto. Faça-nos companhia!

Quem quer saber o que é a ilustração, disciplina artística?
Qual é a sua história?
Onde se aplica? Quando é usada? 

Nesta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo vamos aprender sobre ela, praticando.

O primeiro dia é dedicado à ilustração de cartazes. Vamos aprender com os grandes artistas da história do século XX como se aplica a ilustração num cartaz. E vamos fazer o nosso, um cartaz para uma peça de teatro inventada. 

O segundo dia é dedicado à ilustração de um poema sobre cabelos.
Vamos ouvir uma cantiga, e vamos pensar como se desenham os cabelos à nossa volta. 

No terceiro, quarto e quinto dia vamos ilustrar o texto caminho da manhã, de Sophia de Mello Breyer e vamos fazer um livro. O livro será enrolado primeiro, logo dobraremos as páginas, e o livro é o caminho, e o livro é um recado. 

Todos os trabalhos serão expostos no foyer do teatro, num período a definir.

ILUSTRAÇÃO | OFICINA
Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia – Férias ilustradas no TCSB
com Ana Biscaia
17 a 21 de Julho de 2017
segunda a sexta, 09h30 – 12h30
6 aos 12 anos > 15 horas
Preço: 30 Euros

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

ANA BISCAIA

ana biscaia
Ana Biscaia nasceu na Figueira da Foz, em 1978. Estudou Design de Comunicação na Universidade de Aveiro e trabalhou como designer gráfica, mas foi a ilustração do primeiro livro (Negrume, 2006) que lhe abriu as portas para um mundo novo e para a formação mais marcante, na Suécia. Em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design, construiu grande parte da sua linguagem estilística, moldada pela importância do desenho e pela preferência pelo uso da grafitte. Mais tarde, viria a ilustrar a edição sueca de “Flor de Mel”, um dos romances juvenis de Alice Vieira, ganhando o Peter Pan Prize Silver Star, atribuído pela secção sueca do IBBY. Conta com quase duas dezenas de publicações, individuais e colectivas, e os seus trabalhos já foram exibidos em mais de 30 exposições, em Portugal, na Suécia, no Brasil, na Colômbia, na Alemanha, em Espanha e na Suíça. Com a obra “A cadeira que queria ser sofá” (texto de Clovis Levi), venceu o Prémio Nacional de Ilustração em 2012, atribuído pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Comments are closed.