Filosofia para Crianças | CELESTE SILVA

mafalda

Ao longo do ano lectivo 2016/2017, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe um projecto de “Filosofia para Crianças”, dirigido por Celeste Silva, no âmbito do seu Mestrado em Filosofia para Crianças na Universidade dos Açores:

A Filosofia para Crianças nasceu nos anos sessenta nos Estados Unidos da América. Matthew Lipman e Ann Sharp defendiam a necessidade de preparar as crianças para lidarem com a ambiguidade, acreditando que elas são capazes de pensar de forma crítica e fundamentada. Nesse contexto, os autores elaboraram um programa que tem sido utilizado e adaptado nos mais diversos países nos últimos 40 anos. Mediante a prática do pensamento colaborativo, constroem-se comunidades de investigação em que as crianças reflectem de forma criteriosa sobre os mais variados temas e conceitos que pautam toda a existência humana.
Tempos como o presente, em que grandes desafios se colocam à sociedade mundial, convidam à reflexão e ao diálogo, exigindo-se tomadas de posição fundamentadas que não permitam a discriminação ou a indiferença. As crianças não podem ser excluídas deste processo de deliberação e, em comunidade de investigação, serão convidadas a desenvolver um “pensamento multidimensional”, combinando diferentes dimensões do pensamento (crítica, criativa e valorativa) e tornando-se mais competentes para bem pensar, bem dizer e bem agir.

Ao longo do ano, o TCSB é palco para a construção de uma “comunidade de investigação filosófica” com crianças dos 8 aos 12 anos. As sessões realizam-se duas vezes por mês, ao sábado à tarde.
Enquanto as crianças pensam com a Celeste Silva, os pais serão igualmente convidados a embarcarem na aventura da Filosofia. Em alguns sábados, Joana Santos, pós-graduada em Filosofia para Crianças pela Universidade dos Açores, realizará actividades, ao mesmo tempo e com o mesmo tema, para os pais ou acompanhantes das crianças. O projecto culminará com uma sessão conjunta, em que pais e filhos mostrarão as mais-valias de aprender a pensar mais e melhor!

OFICINA
Filosofia para crianças
com Celeste Silva
e Joana Santos (sessões com pais)
10 de Dezembro de 2016 a 3 de Junho de 2017
Sábados, 15h00 (duas vezes por mês)
8 – 12 anos > 60′ > participação gratuita

CALENDÁRIO DETALHADO:
Dezembro/2016: dias 10 (15h00) e 17 (17h30)
Janeiro/2017: dias 14 e 21 (15h00)
Fevereiro/2017: dias 11 e 25 (15h00)
Março/2017: dias 4 e 18 (15h00)
Abril/2017: dias 1 e 22 (15h00)
Maio/2017: dias 6 e 20 (15h00)
Junho/2017: dia 3 (15h00)

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

CELESTE SILVA
Nasceu a 09 Dezembro de 1970 em Santana – Madeira e reside actualmente em Coimbra.
Mestranda em Filosofia para crianças na Universidade dos Açores.
Pós-Graduada em livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa com destaque para a psicologia dos zero à adolescência, literatura e a ilustração infantil.
Formação base em Matemática – FCTUC. Formação complementar em dinâmicas de grupo: na área da expressão dramática e do livro infantil – Encontros dos Caminhos de Leitura em Pombal – e projecto colaborativo em música pela APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical.
Autodidacta na área da expressão plástica. Aluna de piano na Academia de Música de Coimbra.
A nível profissional exerceu funções de Professor de Matemática e Ciências e EVT (Educação Visual e Tecnológica) na Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral. Professor de AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular) no Agrupamento Eugénio de Castro em Coimbra. Freelancer na educação pela arte com foco nas idades dos 0 aos 12 anos.
Mantém contacto regular com escolas do 1º ciclo e pré-escolar desenvolvendo actividades nas diversas áreas em colaboração com o professor/educador da turma. O mais recente trabalho, em estreita colaboração com a Professora Titular e todas as crianças de uma turma do 4º ano, resultou num livro Infantil “A menina Azul”. Projecto anual, totalmente desenvolvido em sala de aula, sob o tema do autismo, edição da escola Básica do Tovim em Coimbra.
Mãe a tempo inteiro. Acredita num Mundo melhor com/e para as crianças.

JOANA SANTOS
Nasceu em Coimbra, em 1983.
Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra (2007) e Pós-Graduada em Filosofia para Crianças, pela Universidade dos Açores (2015). Desenvolve sessões de Filosofia para Crianças no âmbito das Actividades Extra-curriculares.

Comments are closed.