O Mundo ao Colo | TALEGUINHO

“O Mundo ao Colo”, pelo Taleguinho (foto: Mário Pires)

Terceira criação do Taleguinho (projecto musical de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira), depois de “Costurar cantigas e histórias” e de “Ficar a ver estrelas”.
Estreado no Festival de Músicas do Mundo de Sines em 2016, O Mundo ao Colo é uma verdadeira “volta ao mundo” das canções de embalar, com passagens por Brasil, Canadá, Colômbia, Índia, Itália, Japão, Mali, Timor-Leste, Venezuela e, claro, Portugal; num ambiente acolhedor que promove o envolvimento musical e emocional entre bebés e pais, avós ou qualquer familiar ou amigo. Para bebés e crianças dos 0 aos 5 anos.

MÚSICA
O Mundo ao Colo
Taleguinho

Não é com palavras que se aprende a perceber o mundo, naqueles tempos primeiros em que ainda somos bicho e já nos tratam como gente. É com cantos, os de embalo antes dos outros, toada mansa de que as palavras precisam para se fazerem entender. Porque os cantos chegam sempre antes das palavras.
Se eu quisesse cantava-vos só os sons e, mesmo assim, vazios de dizeres, haviam de perceber-me dizer ternura nas línguas todas do mundo, esse pano de quietude primeira, em que se hão de escrever os sentimentos todos dos humanos, do amor ao ódio, do júbilo ao pranto.
Mas isso será depois, já que de início são as canções de embalar, de ninar, lullabies, berceuses, kolybelnayas, canciones de cuna. Todas diferentes todas iguais, como agora se diz, e nem sempre é verdade. Verdade são papões e joão-pestanas, anjinhos voadores e meninos d’oiro, personagens fantásticos que são cicerones do mundo para os dias em que nos largarem a mão (quem dera não fosse nunca).
Virão então as outras, as de roda, lenga-lengas, faz-de-conta, jogos de palavras e de viveres – mapas das vidas de gente e, neste Mundo que trago ao Colo, dos cantos deste planeta.

PRÓXIMAS SESSÕES NO TCSB:

22 de Janeiro de 2022
sábado, 11h00

Sala Brincante da Cena Lusófona
> bebés e crianças até aos 5 anos > 40 min
> 10€ (adulto+criança); 6€ (individual)

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

O Taleguinho
Definindo-se como “um projeto de intervenção cultural para o público infantil”, o Taleguinho assume como objetivo “estimular através do canto, das histórias, das lengalengas e trava-línguas a aquisição e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, afectivas e criativas junto das crianças”.
O nome Taleguinho foi escolhido “por associação ao talego, designação dada no Alentejo aos sacos feitos das sobras de tecidos, com o propósito de levar a comida para o trabalho no campo ou de guardar os cereais e as leguminosas secas, e que passavam de mãe para filha”. A escolha do nome – dizem Catarina Moura e Luís Pedro Madeira – “vem do facto de ser um objecto pessoal: também nós pretendemos passar, através das canções e das histórias, uma memória cultural sonora que foi dos nossos avós, como se de um legado físico ou de um objecto herdado se tratasse”. Em “O Mundo ao colo”, o Taleguinho alarga o universo do seu reportório, originalmente centrado no cancioneiro galaico-português, e visita outras paragens e sonoridades, dos quatro cantos do mundo.

Comments are closed.