Evaporating Borders | Iva Radivojevic

EVAPORATING BORDERS Press Kit (1)

Dividido em cinco partes, “Evaporating Borders” mostra-nos uma série de episódios, poeticamente conduzidos pelo olhar curioso e pelas reflexões pessoais da realizadora Iva Radivojevic. Através das pessoas que encontra ao longo do caminho, o filme disseca a experiência dos requerentes de asilo em Chipre: uma activista da OLP e exilada do Iraque vê o seu pedido recusado em 15 minutos; fundamentalistas neo-nazis vagueiam pelas ruas num ataque a imigrantes muçulmanos; activistas e académicos organizam uma manifestação anti-fascista e confrontam-se com os neo-nazis; 195 migrantes morrem afogados no Mediterrâneo.

Natural da Jugoslávia e imigrante em Chipre, Iva Radivojevic investiga o efeito da imigração em larga escala no sentimento de identidade nacional num dos mais acessíveis portos da Europa-fortaleza. Poeticamente construído, o filme aborda apaixonadamente os temas da migração, da tolerância, da identidade e da pertença.

DOCUMENTÁRIO
Evaporating Borders
de Iva Radivojevic
seguido de debate com Carlos Nolasco e Sofia Figueiredo

argumento, realização e edição Iva Radivojevic produção executiva Laura Potras produção Landon Van Soest / Leandros Savvides co-produção Alex Primas editor consultivo Jay Rabinowitz música Alexander Berne / S5an Westerhus / Sandy Brour / Monsieur Toumani cinematografia Iva Radivojevic

30 de Abril
sábado, 21h30
M/16 > 73′ > entrada gratuita
org. SOS Racismo e Akto – Direitos Humanos e Democracia, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril em Coimbra
[filme legendado em inglês]

[evento FB]

Comments are closed.