“Da ditadura à democracia”, de Gene Sharp: leitura e discussão colectiva

cartaz

Os 15 activistas angolanos foram detidos a 20 de Junho quando discutiam as ideias de Gene Sharp sobre métodos pacíficos para resistir e combater regimes ditatoriais. A obra em questão debruça-se sobre alternativas não-violentas para a implementação da democracia e foi definida como “leitura subversiva” pelas autoridades angolanas.

O grupo dos 15 aguardou julgamento em prisão preventiva e enfrenta a acusação de co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião e de organização de um atentado contra o presidente angolano, José Eduardo dos Santos. O seu julgamento começou hoje e estende-se até 20 de Novembro, dia ideal para nos reunirmos e discutirmos a situação.

Esta actividade está a ser organizada por um grupo de pessoas solidárias com os presos políticos em Angola, conta com a colaboração da Secção de Escrita e Leitura da AAC (SESLA) e d’A Escola da Noite e com o apoio da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e do Grupo da Amnistia Internacional de Coimbra. Temos como objectivo proporcionar um espaço de debate aberto e horizontal que parta da leitura do livro para uma discussão e reflexão mais alargada sobre a repressão nos regimes ditatoriais e também sobre o crescente défice democrático que vemos nas nossas sociedades. Serve também esta actividade para sensibilizar a sociedade civil e enviar toda a nossa solidariedade aos activistas presos em Angola.

Os activistas acusados pelo Ministério Público são: Domingos da Cruz, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, José Gomes Hata, Hitler Jessia Chiconda “Samussuku”, Inocêncio Brito, Sedrick de Carvalho, Luaty Beirão, Fernando Tomás Nicola, Nelson Dibango, Arante Kivuvu, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Osvaldo Caholo, Manuel Baptista Chivonde Nito Alves e Albano Evaristo Bingo.

Além dos 15 detidos, também Laurinda Gouveia e Rosa Conde vão ser julgadas no mesmo processo, embora aguardem julgamento em liberdade.

LEITURA E DISCUSSÃO COLECTIVA
Da ditadura à democracia
de Gene Sharp
20 de Novembro de 2015
sexta-feira, 21h30
Bar/Livraria do TCSB > entrada livre
organização: Grupo de pessoas solidárias com os presos políticos em Angola, com a colaboração da Secção de Escrita e Leitura da AAC (SESLA) e d’A Escola da Noite
apoio: Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e Grupo da Amnistia Internacional de Coimbra

LIGAÇÕES

Liberdade aos presos políticos em Angola (FB)

Liberdade Já

Amnistia Internacional – Petição

NOTÍCIAS RECENTES

Juiz do processo dos activistas angolanos “aguarda ordens” do regime
Público, 16/11/2015

Um Governo hipotético discutido no Facebook é prova contra activistas angolanos
Público, 16/11/2015

Ricardo Araújo Pereira, Júlio Pomar e Gisela João lêem o livro que Angola teme
Público, 15/11/2015

Comments are closed.