Ciclo de cinema “Democracia e Inquietação”

4 de Março
quarta-feira, 21h30
Dreamocracy
de Raquel Freire e Valérie Mitteaux

dreamocracy

Dreamocracy é o retrato de um país em crise, do desespero das pessoas para sobreviveram no quotidiano e das tentativas de luta contra a desumanização, pelo direito universal a uma vida digna. Descobrimos o país através do grupo de jovens idealistas que inspirados na Primavera Árabe, organizaram o grande protesto popular de 12 de Março de 2011. Conseguiram mobilizar meio milhão de pessoas contra as medidas de austeridade, o que os impulsionou a irem mais longe e criarem a “Academia Cidadã” para empoderar as/os cidadãs/ãos e a criarem ferramentas para salvar a democracia. Seguindo novas formas de fazer política, Dreamocracy traz-nos um outro olhar sobre o ativismo contemporâneo, que parte de casa, da internet e sai para a rua à procura da mudança real e de novos paradigmas.

Documentário > 80′ > Portugal, 2014, M/12
seguido de debate com as realizadoras com os comentários de Boaventura Sousa Santos
preço único: 2,50 Euros

 

1 de Abril
quarta-feira, 21h30
Uma revolução tranquila
de Giovanni Allegretti e Pierre Stoeber

revoluçãotranquilacartaz

O objetivo do documentário é dar a palavra a políticos, funcionários públicos, investigadores e cidadãos envolvidos na forma como os recursos municipais são administrados, de modo a ajudar a definir o conceito de Orçamento Participativo (OP), clarificar os seus desafios positivos e algumas contradições ou fragilidades detetadas durante a última década de experimentações, quando analisadas distintas situações que se desenvolvem um pouco por todo o mundo. Portugal, país da Europa com a maior taxa de experiências de OP em âmbito autárquico, é tido como um lugar metafórico para testar alguns desses desafios e fragilidades, usando dados e resultados do projeto, apesar de no filme se misturem vozes e imagens de diferentes continentes que atuam como “espelho deformante” da situação portuguesa. A ambição desta média-metragem é mostrar o quão importantes são as emoções no funcionamento dos OPs, e em que medida essas pequenas experiências são importantes para qualificar e intensificar os regimes democráticos (embora sejam muitas vezes limitadas aos contextos locais).
Este filme tem como matéria uma análise dos orçamentos participativos portugueses, a partir dos dados e dos materiais recolhidos no projeto de investigação “OPtar”, uma investigação desenvolvida no CES entre 2010 e 2013 e financiada pela Fundação da Ciência e Tecnologia.

Documentário > 42′ > França/Portugal, 2014 > M/12
seguido de debate com Giovanni Alegretti e os comentários de Maria dos Prazeres Francisco
preço único: 2,50 Euros

 

30 de Abril
Acima das nossas possibilidades
de Pedro Neves
+
Conversas do mundo
de Boaventura de Sousa Santos e Pedro Neves

Sílvia Rivera

No documentário “Acima das Nossas Possibilidades” há gente. Gente viva que nunca viveu acima das suas possibilidades. Viveu, quando muito, abaixo de todas as possibilidades, sobrevivendo acima das probabilidades. É gente que viu reduzidos os parcos rendimentos, viram-se ser despejados de quartos e casas. São pessoas de carne e osso que vivem o dia-a-dia na incerteza de uma refeição, de uma noite passada sob um tecto firme. Vivemos acima das nossas possibilidades”, disseram-nos. Bem-vindos à realidade.

As “Conversas do Mundo” colocam frente a frente homens ou mulheres com origens variadas que partilham vidas dedicadas à luta pela dignidade humana ou à reflexão sobre os problemas do mundo, ainda que a partir de diferentes lugares de enunciação. Partindo da ideia de que a compreensão do mundo excede em muito a compreensão ocidental do mundo, estas conversas não pretendem homogeneizar a diferença, mas promover a valorização e a partilha da infinita diversidade do mundo. As Conversas do Mundo resultam de um desafio lançado pelo projeto “ALICE, espelhos estranhos, lições imprevistas”, dirigido por Boaventura de Sousa Santos e com base no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O filme reúne momentos de Conversas do Mundo realizadas em Portugal, no Brasil, em Moçambique, na África do Sul, na Índia e na Bolívia.

Documentário > 43′ > Portugal, 2014 > M/6
Documentário > 33′ > Portugal, 2014 > M/12
seguido de debate com a presença dos realizadores e os comentários de José Manuel Pureza
preço único: 2,50 Euros

organização
Projecto ALICE / Centro de Estudos Sociais

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.