A Escola da Noite vai acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo, entre 29 de Outubro e 3 de Dezembro, quatro espectáculos organizados pela Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio do Programa Território Artes.

Nas áreas do teatro e da dança, os espectáculos foram escolhidos a pensar prioritariamente no público escolar do concelho, abrangendo os diferentes níveis etários.

Já esta semana, a 29 de Outubro, o grupo DançArte, de Palmela, apresenta duas sessões do espectáculo de dança “Um Lago Sem Água e 100 barbatanas”, dirigido a crianças do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com coreografia de Sofia Belchior e composição musical de António Machado, o espectáculo associa ao objectivo de sensibilizar os mais novos para as artes a preocupação de transmitir mensagens pedagógicas sobre formas de partilhar a cidadania numa mesma comunidade. Quatro animais – o Crocodilo Dilo, a Tartaruga Guga, o Hipópotamo Tamo e o Pinguim Guim – encontram-se por acaso num lago sem água e aprendem a aceitar as diferenças de cada um, criando amizades através da dança.

Uma semana depois, é a vez da Dois Pontos, associação cultural sediada no Porto, regressar a Coimbra, apresentando no Teatro da Cerca de São Bernardo duas sessões do espectáculo de teatro “Maldita Matemática”, com direcção artística de Manuel Gama. Com texto de Álvaro Magalhães e Manuel António Pina, a peça destina-se aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e parece particularmente indicado para aqueles que têm mais resistência em relação aos números: à volta de um enorme tabuleiro com a forma de um mapa de tesouro, os espectadores assistem, partilham e divertem-se com a aventura das duas personagens – Maria e o seu aigo Sete, que lhe apareceu num sonho.

No dia 15 de Novembro, pelas 21:30h, é apresentado o único destes quatro espectáculos aberto também ao público em geral. A Companhia de Dança de Almada traz a Coimbra “Eu ‘not’ Pessoa”, uma coreografia de Rita Galo inspirada pelos múltiplos pseudónimos do escritor. Em “Eu ‘not’ Pessoa” exploram-se “as formas de expressão corporal, comportamentos, gestos e fisionomia de quatro personalidades dentro do mesmo ser”, adianta uma nota da companhia. Definido como “uma forma de experimentar Fernando Pessoa através da expressão corporal, o espectáculo integra as comemorações do 120º aniversário do nascimento do autor, que e celebram no presente ano.

Já em Dezembro, na manhã do dia 3, o grupo “Os Bobos e a Corte”, da Amadora, apresenta no novo Teatro da cidade “A Christmas Carol (O Natal do Sr. Scrooge)”. Trata-se de uma adaptação para teatro do famoso conto de Charles Dickens, encenada por Marco Esteves, que procura transmitir, à semelhança do texto original, a importância de valores como “o Amor, os Amigos e a Família”, revelada ao velho e sovina Ebenezer Scrooge pelos espíritos do Natal que vêm visitá-lo.

As sessões incluídas neste conjunto de iniciativas têm lugar às 11:00h e às 14:30h, cm excepção do espectáculo da Companhia de Dança de Almada, marcado para as 21:30h. Os grupos escolares que ainda não o fizeram podem solicitar a reserva de lugares junto do Departamento de Cultura da CMC (239 702 630) e os espectadores interessados em assistir a “Eu ‘not’ Pessoa” podem fazê-lo directamente no Teatro da Cerca de São Bernardo ou pelo telefone d’A Escola da Noite (239 718 238). A entrada é gratuita mas limitada à lotação da sala.

O Programa Território Artes é uma iniciativa do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes que visa estimular a criculação de espectáculos e acções de formação pela globalidade do território nacional. Neste trimestre, a cidade de Coimbra está duplamente representada na programação: ao mesmo tempo que acolhe os espectáculos agendados pela autarquia, A Escola da Noite apresenta “Auto da Índia: aula prática” em Beja (4 a 6 de Novembro) e Viseu (14 de Novembro), ao abrigo deste programa.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

One Response to “Teatro e Dança na Cerca de São Bernardo: A Escola da Noite acolhe espectáculos promovidos pela CMC”

1. […] no âmbito da programação definida pela Câmara Municipal de Coimbra com o apoio do Território Artes, A Escola da Noite acolhe no TCSB, esta quarta-feira, dia 3 de […]