O teatro de Abel Neves regressa esta semana a Coimbra, desta vez pela mão do Teatro das Beiras, da Covilhã. “Provavelmente uma pessoa” está em cena no TCSB, na quinta e na sexta-feira, no âmbito da rede Culturbe.
Presença habitual no palco d’A Escola da Noite, em Coimbra, o Teatro das Beiras traz a Coimbra uma das suas mais recentes produções, o espectáculo “Provavelmente uma pessoa”, peça do dramaturgo português Abel Neves. Nos arredores de Lisboa, na margem sul, dois casais de comerciantes são confrontados com uma situação insólita: um corpo aparece estatelado no chão do quintal e transtorna a quietude do que seria apenas mais uma noite primaveril.
Com encenação de Gil Salgueiro Nave, o espectáculo tem interpretação de Fernando Landeira, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Vânia Fernandes. A sua apresentação em Coimbra ocorre no âmbito da Culturbe, um projecto de programação em rede apoiado pelo QREN que une o Teatro da Cerca de São Bernardo, o Theatro Circo de Braga e o Teatro Garcia de Resende, de Évora.
um autor da casa
Abel Neves (Montalegre, 1956) é praticamente um autor da casa, várias vezes visitado pel’A Escola da Noite (Além as estrelas são a nossa casa, em 2000; Além do infinito, em 2004; e Este Oeste Éden, em 2009). Com obras publicadas também nos domínios da ficção, do ensaio e da poesia, escreveu mais de três dezenas de peças teatrais, quase todas publicadas e levadas à cena. Várias delas estão traduzidas e publicadas no estrangeiro (Espanha, França, Roménia, Alemanha, Hungria, Inglaterra e Polónia). Tem uma importante presença no reportório de várias companhias portuguesas: para além d’A Escola da Noite e do Teatro das Beiras, já montaram peças suas grupos como o Teatro do Montemuro, o Teatro Meridional, a Comuna, o Teatro da Malaposta, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro do Bolhão, entre outros. Para a companhia da Covilhã, esta é a segunda incursão pela obra de Abel Neves, seis anos depois de “Ubelhas, Mutantes e Transumantes”, também encenado por Gil Salgueiro Nave, director artístico do Teatro das Beiras.
“Provavelmente uma pessoa” é apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo nos dias 22 e 23 de Março (quinta e sexta-feira), sempre às 21h30. Na quinta-feira, o bilhete é mais barato (preço único, com 50% de desconto), no âmbito da iniciativa “Quintas no Teatro”, praticada pelo TCSB.
TEATRO
Provavelmente uma pessoa
pelo Teatro das Beiras
22 e 23 de Março
quinta e sexta-feira, 21h30
Arredores de Lisboa. Um quintal na margem sul. Dois casais, pequenos comerciantes. Gente vulgar! Numa noite de Primavera, o insólito. Aparece um corpo estatelado no chão do quintal. Quem será? Como é que veio aqui parar? De onde terá vindo? Pela cor da pele é um africano. Mas também pode ser um brasileiro ou… Provavelmente uma pessoa! Alguém vindo de longe para involuntariamente transtornar a quietude de uma noite de Primavera num quintal da margem sul. Alguém que podia ter ido cair noutro sítio! Podia muito bem ter caído ali ao lado, na esplanada do café! Mas logo ali ao rés da oliveira do “nosso” quintal!
texto Abel Neves encenação Gil Salgueiro Nave cenografia e figurinos Luís Mouro sonoplastia Helder F. Gonçalves interpretação Fernando Landeira, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Vânia Fernandes desenho de luz Jay Collin
M/12 > 5 a 10,00 Euros
[espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora]
Informações e reservas 239 718 238 / 966 302 588 geral@aescoladanoite.pt
Tags: Abel Neves, CULTURBE, Gil Salgueiro Nave, Provavelmente uma pessoa, Teatro das Beiras
[…] “Provavelmente uma pessoa”, de Abel Neves, é apresentado hoje e amanhã à noite. […]