Sérgio Ramos
SÉRGIO RAMOS
Barítono, licenciado em Música variante Canto, pela ESMAE sob a orientação de Rui Taveira, obteve a Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais e frequentou o Mestrado em Canto via Ensino e via Performance na mesma instituição. Apresentou-se em concertos em vários países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Croácia, entre outros, é também colaborador do Ópera Estúdio da ESMAE. Colabora com o Coro da Casa da Música, com o “Bando de Surunyo” e com o “Suave Armonia”. Gravou também 2 CDs em parceria com Capella Duriensis, com Margaretha Consort, e mais recentemente com Bando de Surunyo, todos para a editora NAXUS. Tendo-se apresentado como solista, nomeadamente na “Oratória de Natal” de C. Saint-Säens, “Cosi Fan Tutte” de Wolfgang Amadeus Mozart, “Bastien und Bastienne” de W.A. Mozart, “La Serva Padrona” de J.B.Pergolesi, “Cantata BWV 106 Actus Tragicus” de J.S.Bach, “Johannes Passion” de J.S.Bach, “Requiem a Camões em dó menor” J.D.Bomtempo, “Requiem em ré menor” de W.A.Mozart , “Weihnachts-Oratorium” de J.S.Bach, “Mumadona” de Carlos Azevedo, “9ª Sinfonia” de L.V.Beethoven, “L’enfant et les sortilèges” de M. Ravel, ”Fairy Queen” de Henry purcell, “Diálogos do Medo” de F.Poulanc, “A Flauta Mágica” de W.A.Mozart, “L’Heure Espagnole” de M.Ravel, “Orfeu nos Infernos” de J.Offenbach e “Auto da Índia“ e “Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio“ de Nuno Corte Real, “Don Pasquale” de G. Donizetti, “Don Giovanni“ de W.A.Mozart.
Durante o seu percurso trabalhou com: António Saiote, Michelangelo Galeati, João Paulo Santos, Amâncio Cabral , Hugo Sanches, Pedro Sousa Silva, Filipe Verissimo, Jonathan Ayerst, Peter Konwitschny, António Durães, Claúdia Marisa, Sara Erlingsdotter, Bárbara Franck, Vitor Matos, Vitor Lima, Bruno Martins, entre outros.