Oficina de Circo | PEPA MACUA E JUAN FRESINA SCOTTO / MENTE DE CÃO

Esta oficina é uma proposta para todas as crianças entre os 8 e os 12 anos, que queiram experimentar as artes circenses (acrobacias, pinos e manipulação de objetos).
Na oficina partilharemos os princípios básicos para despertar e fortalecer a nossa disponibilidade para o jogo; explorar as possibilidades do próprio corpo e a relação com os outros; desenvolver a atenção, com foco na escuta e na confiança, como base para brincar com outras pessoas e explorar a nossa criatividade.
Vamos descobrir-nos numa nova situação e, principalmente, desafiar os nossos limites, num espaço cuidado e criado para isso.
São bem-vindas todas crianças entre os 8 e os 12 anos que tenham gosto pela experimentação física, pelo teatro, a dança e o desporto, e disponibilidade para movimentos.

CIRCO | OFICINA
Oficina de circo
PEPA MACUA E JUAN FRESINA SCOTTO / MENTE DE CÃO
7 de Dezembro de 2024
Sábado, 11h00
> Sala Brincante da Cena Lusófona
> 8 aos 12 anos > 120 min > 10€

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

PEPA MACUA
Artista cénica, educadora e gestora cultural argentina especializada em circo contemporâneo e em teatro físico, residente em Portugal desde 2018. Comunicadora Social com especialização em Processos Culturais pela Universidade Nacional de Entre Ríos (AR). Completa a formação profissional em Circo Contemporâneo no Centro de Artes Circenses e Urbanas da cidade de Santa Fé (AR), especializando-se em equilíbrios. Desde 2014 forma-se em Antropologia Teatral e trabalha em Teatro com Ana Woolf (AR) da ISTA, Internacional School of Theatre Anthropology. Entre 2016 e 2017, é artista residente na Escola Nacional de Circo (BR).

Em Portugal, trabalha como professora e encenadora de grupos de pessoas com experiências de doenças mentais graves na Associação GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa). Colabora como encenadora de grupos de teatro universitário na Faculdade de Psicologia de Coimbra. Co-fundadora da Companhia Mente de Cão (2020), que tem como eixo a tríade criação, investigação e formação em Teatro Físico, onde co-criou e interpreta A Gravidade de Um Pássaro (2021) e Ensaio para a Desordem (em criação) e desenvolve a formação O corpo decidido.

Em 2021 juntou-se a mais 5 artistas e criaram o grupo Eufémias, com quem produz um festival bi-anual que desenvolve diversas ações sobre perspectivas de género e identidades, o Festival Eufémia (2021-2023). Co-criou e interpreta GRITO, peça co-produzida entre a CEM Palcos e a Mente de Cão. Colabora com várias companhias e escolas em Lisboa, como Companhia da Esquina, Caótica, PIA e Chapitô. Trabalha como DUPLO em produções de TV e CINEMA com a espessa Campground Stunts.

JUAN FRESINA SCOTTO
Artista cénico e professor argentino especializado em Circo Contemporâneo. Formação superior em Educação Física pelo Instituto Dr. Jorge E. Coll, Mendoza (AR). A carreira nômade o levou a países como Brasil, México, França, Itália, Portugal, entre outros. Em 2014 é artista residente na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (BR), em 2016 realiza o terceiro ano de inserção profissional na Scuola di Circo Flic (IT) e em 2017 o terceiro ano de inserção profissional de Le Lido, Centre des Arts du Cirque de Toulouse (FR). Entre as suas criações, está “Fragiles”, peça encenada pelo artista em Mendoza, Argentina (2017), “We are not ready”, espetáculo criado em Salto Circus School em Portugal (2018), criou e interpretou “Qua”, uma peça de circo contemporâneo, e “Poste Vacant”, peça realizada durante sua formação no Le Lido. Apresentou em festivais como Avignon, Circa, Bonnefoy, entre outros.

Juan Fresina é professor desde o início da sua carreira. Após um processo criativo na Argentina, retornou a Portugal para dar continuidade ao desenvolvimento de “2° Movimiento”, obra a solo que interpreta e dirige (2020). Em 2021, foi convidado pela associação Vaca Magra, Lisboa, para participar da criação em residência do “Projecto Suigeneris”. Em 2022, começa a integrar a equipa criativa e técnica da companhia Mente de Cão. Desde 2023, é intérprete na Companhia Pia, na peça itinerante “EntreMundos”, de teatro físico e marionetas.