Rachel Caiano
Artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco, desenvolve projectos nas áreas da pintura, cenografia, ilustração e educação pela arte.
O seu livro Coração de Pássaro obteve uma Menção Especial de Poesia nos BolognaRagazzi Award 2022; De Umas Coisas Nascem Outras, com texto de João Pedro Mésseder, foi vencedor do Prémio Autores da SPA 2016; Pequeno Livro das Coisas, de João Pedro Mésseder, recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA.
Tem publicado livros em parceria com Sandro William Junqueira, Ondjaki, Gonçalo M. Tavares, Rita Taborda Duarte,Mar Benegas entre outros.Muitos dos seus livros fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura. Finalista do Prémio Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição The White Ravens, uma selecção internacional. Ilustrou mais de 30 livros de diferentes géneros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Angola. Muitos dos seus livros foram traduzidos e publicados em diversos países, entre eles, França, Itália e Argentina.
Na área do teatro, trabalhou com João Meireles, Miguel Simões, Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, Madalena Victorino, Constanza Givone, Miguel Jesus, João Brites, entre outros.
Fez a implementação cénica de A Grande Viagem do Pequeno Mi, uma produção de Lavrar o Mar com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias e coordenação de Madalena Victorino; concebeu os cenários, figurinos e objectos de cena para as peças Viagem ao País da Levitação, uma produção Teatro Maria Matos 2014, de Constanza Givone; e Ver Ler – Ler Ver, O Hipopótamo uma ópera para a infância com libreto de Gonçalo M. Tavares 2014, onde trabalhou com Miguel Jesus. Fez também a direcção de concepção dos figurinos da ópera encenada por João Brites O Circo do Mágico Eli Eli Eli Elias, um trabalho em colaboração com o Chapitô.
Participou como intérprete multidisciplinar no espectáculo Roda-Viva (a menina e o círculo), trabalho que deu origem ao livro com o mesmo nome.