Silvana Garcia

Silvana Garcia (foto © Eduardo Pinto)

SILVANA GARCIA é pesquisadora, pedagoga, dramaturga, dramaturgista e encenadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas, é professora aposentada da Escola de Arte Dramática (Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo, 1989-2023). Autora de Teatro da Militância; As Trombetas de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas, e Territórios e paisagens. Estudos sobre teatro, além de outras edições, como organizadora ou colaboradora, e de inúmeros artigos sobre teatro publicados no Brasil e no exterior.

Dramaturga e directora do grupo Lasnoias & Cia., formado em 2005; encenou os espectáculos Lesão Cerebral (2007), Há um crocodilo dentro de mim (2009) e Não vejo Moscou da janela do meu quarto (2014). Os seus últimos trabalhos como encenadora foram Mergulho (2015), baseado na obra de Ali Smith, com a Cia. Delas; Senhora X, Senhorita Y (2018), baseado em A mais forte, de August Strindberg, com o Damas & Cia, História de amor – Últimos capítulos (2021), de Jean-Luc Lagarce, com a Cia. do Pássaro, e Tudo acontece numa segunda-feira, de Vinícius Piedade (2023).

Não vejo Moscou da janela do meu quarto (2014) recebeu o Prêmio Shell de Melhor Direção e de Melhor Iluminação (para Beto Bruel); Senhora X, Senhorita Y (2018) recebeu indicação de Dramaturgia para o Prêmio Aplauso Brasil. Curadora da série Cena Inquieta (Olhar Imaginário/SESCTV, direção de Toni Venturi, 2020), pela qual recebeu o Prêmio APCA de Teatro (Categoria Especial, 2020).

Foi professora convidada em cursos de especialização e pós-graduação em diversas Universidades brasileiras; foi professora-orientadora convidada do programa de pós-graduação em Teoria e História do Teatro da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de la Republica, em Montevideu, Uruguai (2010-2015).

Integrou a CIELA – Cátedra Itinerante de la Escena Latino-Americano (criado em Manizales, Colômbia, em 2007); integrou ainda o núcleo gestor do Archivo Virtual de Artes Escénicas (Facultad de Bellas Artes/Universidade Castilla La Mancha, Espanha) e é membro do Directorio de Evaluadores Externos, órgão do Vicerrectorado de Investigación, da Pontificia Universidad Catolica del Perú (desde 2018). 

Comments are closed.