Residência do Bando prossegue com conferências e documentários

João Brites

Anatoli Praudin

A residência artística que o Teatro o bando está a realizar em Coimbra, a convite d’A Escola da Noite, prossegue na quinta e na sexta-feira com grande intensidade: para além do workshop para actores, estão agendadas duas conferências e dois documentários sobre o trabalho do grupo.

A primeira conferência é proferida por João Brites, director da companhia,  e intitula-se “O actor no Teatro o bando”. Terá lugar no dia 21, quarta-feira, pelas 19h00. João Brites é artista plástico, cenógrafo, encenador e dramaturgista, para além de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Nasceu em 1947, em Torres Novas, e frequentou os  cursos de Pintura e de Gravura na ENSAAV – La Cambre, em Bruxelas. No âmbito das artes plásticas realizou exposições individuais e participou em colectivas, encontrando-se a sua obra representada em galerias e museus, portugueses e estrangeiros. A partir de 1971 trabalha como cenógrafo e encenador. Em 1974 volta para Portugal, onde funda o Teatro O Bando. É autor de inúmeros artigos sobre teatro e o processo de criação n’ O Bando e de algumas comunicações feitas em Congressos da especialidade. Orienta estágios e cursos de formação no domínio do teatro. Encenou espectáculos ou eventos no âmbito da Europália e da Lisboa94 e dirigiu a Unidade de Espectáculos da Expo’98. Em 1999 recebe o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Nos últimos anos, tem vindo a desenvolver uma reflexão e uma prática acerca do trabalho do actor que designa de Consciência do Actor em Cena, A primeira etapa desse estudo – que designa de “Dilatação do Tempo Presença” – é, aliás, o tema do workshop que dirige esta semana em Coimbra, no âmbito da residência organizada pel’A Escola da Noite.

A segunda conferência (sexta-feira, dia 22, também às 19h00) está a cargo de Anatoli Praudin, director artístico do Experimental Stage of Baltic House, de São Petersburgo (Rússia). Formado pelo Leningrad State Institute of Theatre, Music and Cinema, Anatoli Praudin está actualmente a iniciar o strabalhos de criação de um dos próximos espectáculos do bando, baseada na história de Pedro e Inês. Ao longo desta semana, Praudin e a dramaturgista alemã Odette Bereska realizam em Coimbra um estágio de criação a esse respeito, também integrado na residência artística. A conferência debruçar-se-á sobre o método de trabalho desenvolvido no grupo que dirige, o Experimental Stage of Baltic House, criado em 1999.

Nos mesmos dias das conferências, mas à noite (22h00) serão exibidos dois documentários recentemente realizados sobre o trabalho do bando: “Se podes olhar vê. Se podes ver, repara” (quinta-feira, dia 21) e “Ensaio sobre o teatro” (sexta-feira, dia 22). Ambos os filmes foram realizados por Rui Simões ao longo da preparação e da apresentação do espectáculo “Ensaio sobre a cegueira”, a partir do livro de José Saramago. Foram apresentados em vários festivais internacionais e galardoados com diversos prémios e distinções pelos respectivos júris.

Tanto as conferências como as exibições dos documentários terão lugar no bar do TCSB, sendo de entrada livre.

Residência artística REN do Teatro o bando
WORKSHOP, CONFERÊNCIAS E DOCUMENTÁRIOS

QUINTA-FEIRA, 21 de maio

10h00-18h00 – workshop | ”DILATAÇÃO DO TEMPO PRESENÇA: OFICINA SOBRE A CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA”

19h00 – conferência | ”O actor no Teatro o bando”, por João Brites

22h00 – documentário | “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

SEXTA-FEIRA, 22 de Maio

19h00 – conferência | ”O método do Experimental Stage of Baltic House”, por Anatoly Praudin

22h00 – documentário | “Ensaio sobre o teatro”

Tags: , , ,