Joana Providência

Joana Providência nasceu em Braga, em 1965, onde iniciou os seus estudos em dança com Fernanda Canossa.

Em 1989 terminou o curso da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa.

Integra desde 1995 a Academia Contemporânea do Espectáculo na qualidade de responsável pelo departamento de movimento do curso de Interpretação e de docente da área de Formação em Contexto de Trabalho. Integra a companhia de teatro promovida por aquela entidade, a ACE/Teatro do Bolhão, sendo membro da sua direcção artística.

É colaboradora regular do Fórum Dança como docente de composição coreográfica.

Como coreógrafa/encenadora tem desenvolvido diversos projectos dos quais destaca:

Em 2008 estreia na Culturgest Ladrões de Almas co-produção ACE-Teatro do Bolhão/ Culturgest.

Em 2004 a convite da Fundação de Serralves constrói e apresenta Mão na Boca, co-produção ACE-Teatro do Bolhão/ Fundação de Serralves, integrado na programação paralela à exposição Paula Rego.

Em 2000 estreou, no Rivoli Teatro Municipal, o espectáculo Causa e Efeito, uma co-produção As Boas Raparigas…/Porto 2001. Em 1999, estreou Zzzap! no Centro Cultural de Belém; participou na performance/improvisação integrada na exposição CIRCA 1999 no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.

Em 1994, participou no festival New Moves, Glasgow (Escócia); em 1993 estreou Registo no Rivoli Teatro Municipal, no âmbito das II Jornadas de Arte Contemporânea do Porto, e apresentou Pequenas Mortes no Centro Cultural de Belém.

Em 1992, participou no Festival de Otoño/Madrid Capital Europeia da Cultura, e criou In-vitro a convite da Fundação de Serralves, obra premiada com o Sete de Ouro para a Melhor Coreografia.

Em 1991, a convite da Europália, participou nos festivais Spring Dance (Holanda) e Klapstuck (Bélgica) com Sustine et Abstine.

Em 1989, participou na Mostra de Dança Portuguesa (ACARTE/Fundação Calouste Gulbenkian), e estreou no Porto Mecanismos, espectáculo que lhe valeu o Sete de Ouro – Prémio Revelação.

Joana Providência é a terceira convidada d’A Escola da Noite para uma Residência Artística no Teatro da Cerca de São Bernardo. Ao longo de uma semana, entre 25 e 31 de Outubro, será possível conhecer de perto alguns dos momentos mais significativos de um percurso criativo de mais de 20 anos, que articula as linguagens do teatro, da dança, da música e do vídeo.

Tags: , , ,