Janeiro no TCSB: A Escola da Noite repõe espectáculos mais recentes e propõe debates com o público

A Escola da Noite volta a apresentar em Coimbra, durante o mês de Janeiro, “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves, e “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. Oportunidade para ver ou rever dois dos mais recentes espectáculos da companhia de Coimbra e ainda para participar em debates suscitados por estas peças. A pretexto da peça de Abel Neves, passarão pelo TCSB grandes nomes do jornalismo português como José Goulão, Ricardo Alexandre, Cândida Pinto e Paulo Moura, entre outros.
Ainda em Janeiro, tem início o terceiro ciclo das “Flores de Livro” – leitura de contos para a infância, agora com um novo calendário: até Julho, as sessões terão lugar sempre no último sábado de cada mês.

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, "Nunca estive em Bagdad" (foto: Augusto Baptista)

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, “Nunca estive em Bagdad” (foto: Augusto Baptista)

“Nunca estive em Bagdad” é a história de um jovem casal português a braços com uma mudança de casa, passada na altura da Guerra do Iraque, em 2003. Entre o problema de Glória, que vai sendo revelado ao longo da peça, e a guerra em directo que a televisão oferece a Rogério, vive-se um confronto de escalas que amplia o efeito de ambos na vida quotidiana do casal.
Com encenação de Sofia Lobo e interpretação de Maria João Robalo e Miguel Magalhães, o espectáculo estreou em Outubro de 2012, assinalando o 20º aniversário d’A Escola da Noite. Para além das temporadas em Coimbra, foi apresentado em várias cidades portuguesas e em Santiago de Compostela, regressando agora ao TCSB, para uma curta temporada de 4 sessões, entre 16 e 19 de Janeiro.
Nas duas primeiras noites, as sessões serão seguidas de conversas com alguns dos mais conceituados repórteres de guerra portugueses, que, a propósito do espectáculo, partilharão com o público as suas experiências profissionais mais significativas, bem como os seus pontos de vista sobre a forma como o jornalismo (e, em particular, o jornalismo em contexto de guerra) é feito actualmente. José Goulão (ex-director da revista Vida Mundial) e Ricardo Alexandre (Antena Um), no dia 16, e Cândida Pinto (SIC) e Paulo Moura (Público), no dia 17, são quatro dos nomes cuja presença já está confirmada.

Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

Igor Lebreaud, “Novas diretrizes em tempos de paz” (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

Novas diretrizes e a política de emigração

No final do mês, a partir de dia 30, A Escola da Noite apresenta uma curta série de quatro sessões de “Novas diretrizes em tempos de paz”, a premiada peça de Bosco Brasil que conta a história de um emigrante polaco que tenta entrar no Brasil em Abril de 1945, no final da II Guerra Mundial.
Um ano depois de ter aproveitado a estreia do espectáculo para discutir a problemática dos refugiados em Portugal e no Mundo, A Escola da Noite aproveitará agora para debater as questões relacionadas com a política de emigração europeia, agendando um conjunto de debates que terão lugar após cada sessão, ao longo de um programa que será apresentado em breve.
O espectáculo é encenado por António Augusto Barros e estreia em Coimbra um novo elenco – Igor Lebreaud e Jorge Loureiro – antes de iniciar mais um período de digressão por Évora, Galiza e Lisboa.

“Flores de Livro” em novo calendário
O primeiro mês do ano traz consigo o regresso das “Flores de Livro”, as sessões de contos para crianças dinamizadas por Cláudia Sousa. Procurando articular-se com a restante oferta cultural para os mais novos na cidade, A Escola da Noite alterou o calendário habitual desta iniciativa, que passa a acontecer no último sábado de cada mês (e não no primeiro, como em 2013). Mantêm-se inalterados o horário – 11h00 – e as condições de acesso: 3 Euros o bilhete individual e 5 Euros o bilhete criança + acompanhante.

Para todas estas iniciativas é já possível comprar o bilhete ou efectuar reserva antecipada, através dos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt. O Teatro da Cerca de São Bernardo continua a oferecer aos seus espectadores a possibilidade de adquirirem assinaturas de 5 ou 11 entradas, pelo preço de 30 e 50 Euros respectivamente. Elas são válidas por 12 meses após a data da compra e podem ser usadas por mais do que uma pessoa e num mesmo espectáculo ou em espectáculos diferentes.

TCSB
Janeiro/2014

TEATRO
Nunca estive em Bagdad