“Embarcação do Inferno” agora também para escolas

img_0798

José Bernardes, na primeira das conferências do Ciclo “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo” (Biblioteca Pública de Évora, 17/10/2016)

“Embarcação do Inferno”, a nossa co-produção com o Cendrev que estreou em Coimbra na passada semana, começa agora a receber também o público escolar da região.
No âmbito da programação associada à temporada no TCSB, destaca-se ainda a conferência de José Augusto Cardoso Bernardes, o “Dia do Professor” e a oficina para professores, que decorrerá entre 24 e 26 de Novembro.
As sessões para o público em geral continuam até 4 de Dezembro, de quinta a domingo.
Faça-nos companhia!

A CONFERÊNCIA DE JOSÉ BERNARDES
“Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo” é o título da conferência que José Augusto Cardoso Bernardes proferirá na próxima quinta-feira, 17 de Novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Com entrada gratuita, a iniciativa faz parte da programação associada à temporada em Coimbra do espectáculo “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, que A Escola da Noite e o Cendrev estão a apresentar no Teatro da Cerca de São Bernardo.
José Bernardes, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e actual director da Biblioteca Geral, é um dos mais conceituados especialistas na obra de Gil Vicente. Acompanha o trabalho d’A Escola da Noite desde o início da companhia e assume uma vez mais neste projecto o lugar de consultor científico. No texto que escreveu para o programa do espectáculo, Bernardes realça a passagem dos 500 anos sobre a primeira apresentação da mais conhecida peça vicentina (também conhecida como “Auto da Barca do Inferno) e fala da necessidade de um “esforço de compreensão histórica”. Afirma, sobre este espectáculo em concreto: “pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”

Jorge Baião, Igor Lebreaud, Rosário Gonzaga, Maria João Robalo, Ana Meira, Miguel Magalhães e José Russo, "Embarcação do Inferno" (foto: Paulo Nuno Silva)

Jorge Baião, Igor Lebreaud, Rosário Gonzaga, Maria João Robalo, Ana Meira, Miguel Magalhães e José Russo, “Embarcação do Inferno” (foto: Paulo Nuno Silva)

SESSÕES PARA ESCOLAS E “DIA DO PROFESSOR”
A primeira das várias sessões especiais para escolas que vão ser realizadas nas próximas três semanas está marcada para quarta-feira, às 11h00. Mais de meia centena de alunos do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, de Coimbra, terão oportunidade de ver com os seus próprios olhos a “Embarcação do Inferno” construída pel’A Escola da Noite e pelo Cendrev. No mesmo dia à tarde, serão os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa a visitar o Teatro da Cerca de São Bernardo para fazer esta viagem à história do teatro português. Até 2 de Dezembro, estão previstas mais nove sessões para o público escolar, que acolherão mais de um milhar de alunos do ensino básico e do ensino secundário da cidade e da região.
Na quinta-feira, os professores podem assistir ao espectáculo, na sessão das 21h30, em condições especiais. Numa iniciativa a que chamámos “Dia do Professor”, oferecemos a estes profissionais um desconto de 70% sobre o preço normal do bilhete. Depois de terem assistido à conferência de José Bernardes (que terá lugar nesse dia à tarde) e de verem o espectáculo, os professores das escolas de Coimbra poderão ainda participar numa conversa informal que terá lugar logo após a sessão. Para além da equipa artística de “Embarcação do Inferno”, participam António Morais (Sindicato dos Professores da Região Centro) e João Janicas (Nova Ágora – CFAE). A pretexto do espectáculo e de Gil Vicente, pretende-se debater as potencialidades, os problemas e os constragimentos do ensino das artes e do teatro em particular, cruzando as visões dos criadores artísticos com as dos educadores.

António Augusto Barros e José Russo num ensaio de "Embarcação do Inferno" (foto: Eduardo Pinto)

António Augusto Barros e José Russo num ensaio de “Embarcação do Inferno” (foto: Eduardo Pinto)

OFICINA PARA PROFESSORES/AS
Ainda associada à temporada de “Embarcação do Inferno”, e procurando aprofundar o trabalho que há muito desenvolvem em torno do património vicentino, A Escola da Noite e o Cendrev dirigem em Coimbra uma nova oficina para professoras/es do ensino básico e secundário. A formação tem como objectivo partilhar algumas ferramentas de trabalho teatral que possam auxiliar os professores na sala de aula no ensino do teatro e, em particular, do “Auto da Barca do Inferno”.
Concebida e dirigida pelos directores artísticos das duas companhias, a oficina acompanha a temporada em Coimbra do espectáculo “Embarcação do Inferno” e terá uma duração de 12 horas. Destina-se a um máximo de 15 participantes, de forma a assegurar a qualidade e a profundidade do trabalho, que incluirá exercícios práticos. O programa prevê a realização de três sessões de formação, em horário pós-laboral, entre 24 e 26 de Novembro. As inscrições custam 30 Euros e podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

COIMBRA, TCSB
“EMBARCAÇÃO DO INFERNO” E PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA

TEATRO
Embarcação do Inferno
de Gil Vicente
A Escola da Noite / Cendrev
10 de Novembro a 4 de Dezembro de 2016
quinta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
M/12 > 60′ > 6 a 10 Euros
Sessões para escolas: 16/11 a 2/12, quarta a sexta-feira, 11h00 e 15h00
“Dia do Professor” (17/11/2016): conversa com a equipa artística no final da sessão das 21h30, com a presença de António Morais (SPRC) e João Janicas (Nova Ágora – CFAE)

CONFERÊNCIA
Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo
José Augusto Cardoso Bernardes
17 de Novembro de 2016
Quinta-feira, 18h00
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – Sala de São Pedro > 1h30 > entrada gratuita

OFICINA
Embarcação do Inferno – oficina para professores/as
A Escola da Noite / Cendrev
dir. António Augusto Barros / José Russo
24 a 26 de Novembro de 2016
quinta e sexta-feira, 18h – 20h30 > sábado, 15h-20h00
12 horas > 30 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , ,

Comments are closed.