“Cinderela” + “Civilização”, de Lígia Soares | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Em Dezembro, o Clube de Leitura Teatral, que A Escola da Noite vem organizando com o Teatro Académico Gil Vicente, traz a Coimbra a dramaturga Lígia Soares, que entre os seus textos escolheu “Civilização” e “Cinderela”.
A leitura acontece a 4 de Dezembro (terça-feira, 18h30) e as sessões preparatórias têm lugar na véspera (18h30 – 22h00) e no próprio dia (a partir das 14h30). Como sempre, tanto a participação como leitor/a como a assistência à leitura são gratuitas.
Mais informações e inscrições a partir do endereço do Clube: clube.leitura.teatral@gmail.com.

Lígia Soares (foto: Estelle Valente)

“Civilização”
Esta peça encarna a vã pretensão de mobilizar o espectador para sair do espaço da representação e, finalmente, agir. A escrita pretende assim reflectir sobre a passividade do espectador inserindo-o no próprio sistema representativo do espectáculo.
A possibilidade de não acção e de impunidade perante a própria consciência torna-se uma escolha activa de não participação. A civilização torna-se uma ideia de reflexão sobre o passado, sobre um estado pós-moderno, pós-civilizacional, pós-humano.
“Civilização” foi escrita no contexto da primeira edição do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II e está editada numa antologia deste Laboratório.

“Cinderela”
Um homem e uma mulher entram em cena e aproximam-se um do outro dispondo-se com cuidado e técnica numa pose romântica que se fixa e estende a toda a duração do espectáculo.
Partindo da nomeação ou evocação das personagens de um conto conhecido por todos – Cinderela ou Gata Borralheira – esta peça procura uma actualização destas personagens arquetípicas para elaborar sobre um novo paradigma da actualidade principalmente presente na chamada classe média e questionando os valores da ascensão social, da dependência económica e da família.
“Cinderela” é um diálogo sobre o amor romântico que, na resistência à mudança de posição, se revela uma analogia à imobilidade social.

LEITURA
“Cinderela” + “Civilização”
dir. Lígia Soares
Clube de Leitura Teatral
4 de Dezembro de 2018
Terça-feira, 18h30
60’ > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com

LÍGIA SOARES
Coreógrafa e dramaturga portuguesa. Começou o seu trabalho na companhia de Teatro Sensurround em 1997. Desde 2001 criou mais de 20 peças da sua autoria a solo ou em colaboração. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente, estando presente em vários programas internacionais de dança contemporânea. Foi artista residente da TanzFabrik-Berlin (2004/5) e bolseira da DanceWeb 2008 em Viena. Na sequência de trabalhos como “Romance” ou “Turning Backs” prossegue uma pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo. Tem promovido vários contextos nacionais e internacionais de programação como o “Demimonde” (PT) ou o “Face a Face” (BR). Tem peças editadas pela Douda Correria.