Bonecos de Santo Aleixo | CENDREV

Pela segunda vez na sua história, A Escola da Noite tem o privilégio de acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo os Bonecos de Santo Aleixo, património que o Cendrev tão bem tem preservado e divulgado ao mundo.
Entre 11 e 13 de Dezembro, oferecemos-lhe três oportunidades para ver ou rever esta jóia da cultura popular portuguesa.
Faça-nos companhia!

“A magia dos títeres é ainda mais surpreendente quando estes pequenos bonecos de madeira saltam para o cenário do retábulo de madeira e tecidos floridos e conseguem encantar o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma. Entre a improvisação que resulta da interacção com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás.
Estes Bonecos conseguem divertir e entreter o público do século XXI com um reportório que abrange os autos da criação e cenas como o “Baile das Cantarinhas” e o divertido “Fado do Senhor Paulo d’Afonseca e da menina Vergininha”, entre outros.
A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro dos seus atractivos.”

in Jornal El Adelantado (Segóvia, Espanha)

Estes títeres tradicionais do Alentejo são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garante a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.
Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo também já participaram em muitos festivais internacionais em Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México, Itália e França.

Bonecos de Santo Aleixo, Cendrev – “Saiada” from MPAGDP on Vimeo.

TEATRO DE BONECOS
Bonecos de Santo Aleixo
Centro Dramático de Évora

actores-manipuladores Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Vitor Zambujo
acompanhamento musical Gil Salgueiro Nave

11 a 13 de Dezembro de 2020
sexta e sábado, 19h00
domingo, 16h00 (ESGOTADOS)

sessão extra: sábado, 12 de Dezembro, 15h00
M/6 > 1h10 > 5 a 10 Euros

evento FB

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.