A última noite do capitão | FILIPE CRAWFORD

cartazcortado

O actor, encenador e especialista em Commedia dell’Arte Filipe Crawford regressa ao Teatro da Cerca de São Bernardo em Dezembro de 2018, com o irresistível solo “A última noite do capitão”

Faça-nos companhia!

 

Tragicommedia dell’arte, adaptação livre de “Le Bravure de Capitano Spavento” (1619) do cómico Francesco Andreini (1548-1624).
Este monólogo relata a vida de Francesco Andreini, cómico dell’arte, afastado das tábuas do palco e nostálgico dos anos de glória da comédia italiana dos finais do séc. XVI. Uma carta que escreve ao seu antigo mecenas é a chave que abre o álbum de recordações dos sucessos obtidos há mais de 400 anos. Num estilo muito próximo do “Canto do Cisne” de Tchékhov, e do “El Canto de la Rana” de Sinisterra, de carácter histórico, mas, neste caso, passada nos inícios do sec. XVII em Itália, utilizando as máscaras de couro da Commedia e salvando do esquecimento monólogos exultantes e barrocos ditos pelo Capitão, recopiados do texto original de 1619 “Le Bravure di Capitano Spavento”, criando deste modo uma adaptação de um dos livros mais sugestivos da Commedia dell’arte, livro que foi motivo de inspiração, plágio e veneração entre os comediantes desde 1600 até hoje.
A encenação é austera, sem recurso à música ou a efeitos de luz, transitando entre a tragédia e a comédia, entre a alegoria e a crua realidade, num registo de teatro intimista onde sobressai o relato pungente de Andreini, e a fantasia do Capitão, personagem que, segundo Julio Vález-Sainz, seria o gérmen inspirador de Don Quixote de Cervantes.
Filipe Crawford é o intérprete desta versão portuguesa da peça de Cabezas, também ele comediante especialista na Commedia dell’Arte, que, com 60 anos, assume aqui a personagem de um velho actor que já foi famoso e se encontra agora esquecido e na miséria. Para além do interesse histórico e teatral da peça, que é uma lição de teatro, pretende-se com a sua temática alertar também para a precariedade trágica da vida dos artistas, muitas vezes condenados a um fim de vida votado ao esquecimento.

TEATRO
A última noite do capitão
Filipe Crawford

autor Felipe Cabezas tradução, adaptação, encenação e interpretação Filipe Crawford assistência técnica Francisco Costa

14 e 15 de Dezembro de 2018
sexta e sábado, 21h30
M/12 > 70′
Preço: 6 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.