“A Noite”: Al Berto, pel’o bando, no TCSB

 

"A Noite", pelo Teatro o bando (© Margarida Dias)

"A Noite", pelo Teatro o bando (© Margarida Dias)

O Teatro o bando apresenta este fim-de-semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a sua mais recente produção: “A Noite”, a partir de Al Berto.
Estreado há apenas dois meses no Teatro Nacional D. Maria II (co-produtor do espectáculo), “A Noite” integra “Apresentação da Noite” e excertos de mais cinco textos do autor: “À procura do vento num jardim d’Agosto”, “Lunário”, “Três cartas da memória das Índias”, “Dispersos” e “O medo”. Interpretado por Ana Lúcia Palminha e Pedro Gil, o espectáculo tem dramaturgia, encenação e espaço cénico de João Brites, director artístico d’o bando.
Al Berto nasceu em Coimbra, em 1948, mas foi em Sines que viveu toda a sua infância e adolescência. Estudou pintura em Bruxelas, onde foi colega de João Brites, mas viria a dedicar-se exclusivamente à escrita depois do regresso a Portugal, em Novembro de 74. “O Medo”, antologia do seu trabalho poético, é o livro fulcral para a compreensão e conhecimento da sua obra. Foi reconhecido com o Prémio PEN Clube de Poesia em 1998. Faleceu a 13 de Junho de 1997.
Sobre “Apresentação da Noite”, uma montagem feita a partir de excertos gravados de vários dos seus textos (integralmente apresentada neste espectáculo), escreveu Al Berto: ela “nasceu, a um dado momento, da necessidade de tornar audível esse silêncio onde se perde todo e qualquer desejo de escrever”.
Esta produção d’o bando, co-produzida com o TNDMII e em parceria com a Câmara Municipal de Sines, conta ainda na sua ficha artística com os contributos de Vânia Rovisco (corporalidade), Teresa Lima (oralidade), Clara Bento (figurinos e adereços) e João Cachulo (desenho de luz). É apresentada em Coimbra no âmbito da residência artística REN que o grupo sediado em Palmela se encontra a realizar na cidade, a convite d’A Escola da Noite.
Tal como aconteceu com “Jerusalém”, o público tem a possibilidade de, no final de cada sessão, trocar impressões com a equipa artística do espectáculo, numa conversa informal do bar do TCSB, no que constitui uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor o trabalho e o percurso de uma das mais importantes e singulares companhias de teatro do país.
Faça-nos companhia!

 

Tags: , , ,

Comments are closed.